Educação
MEC quer duplicar a oferta de bolsas de doutorado no exterior
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação quer duplicar a oferta de bolsas de estudos para estágio fora do País. Para 2011, a Capes prevê a oferta de 2,8 mil bolsas de doutorado na modalidade sanduíche (programa parcialmente realizado em outra instituição de ensino, brasileira ou estrangeira), dentro do Programa Institucional de Bolsas de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE). Há a expectativa de chegar a 7.669 bolsas em 2014.
De acordo com a diretora de relações internacionais da Capes, Denise Neddermeyer, o PDSE facilita o acesso dos doutorando aos benefícios. “Foi executado um trabalho para desburocratizar o procedimento de concessão das bolsas”, disse.
Com o novo programa, cursos de doutorado com notas entre 3 e 7 na avaliação da Capes podem se candidatar a receber duas cotas de bolsas, o que representa 12 meses de estudo. Antes, apenas os cursos com nota acima de 5 recebiam uma só cota. Agora, cada cota pode ser usada por até três estudantes, em um período mínimo de quatro meses.
Antes de fazer a inscrição, o aluno de curso de doutorado habilitado deve reunir a documentação necessária para a seleção prévia na instituição de ensino superior e encaminhá-la ao coordenador do programa de pós-graduação, que designará uma comissão para análise das propostas e escolha dos candidatos aptos a participar. Uma vez declarado apto, o candidato fará a inscrição na página eletrônica da Capes.
Fonte:
Ministério da Educação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















