Você está aqui: Página Inicial > Educação > 2011 > 11 > Administração e Negócios

Administração e Negócios

por Portal Brasil publicado 24/10/2011 17h56, última modificação 28/07/2014 14h08
O curso prepara os profissionais para atuarem em diversos setores de uma empresa, entre eles contabilidade, finanças, logística, marketing e recursos humanos. Eles realizam atividades administrativas, como elaboração e arquivamento de documentos, levantamento de dados financeiros, análise de estudos de mercado e controle de estoques

Técnico em Administração

O curso prepara os profissionais para atuarem em diversos setores de uma empresa, entre eles contabilidade, finanças, logística, marketing e recursos humanos. Eles realizam atividades administrativas, como elaboração e arquivamento de documentos, levantamento de dados financeiros, análise de estudos de mercado e controle de estoques.

Colaboram também para a gestão dos negócios, desenvolvendo processos nessas áreas, ações fundamentais para o planejamento estratégico, a produtividade e a competitividade da organização.

Durante o curso, o aluno estuda contabilidade, elementos de economia e finanças, estatística básica, matemática aplicada à gestão de negócios, relações humanas, rotinas administrativas, comunicação empresarial, gestão de pessoas, administração de marketing e fundamentos de logística, entre outras disciplinas. Como o mercado de trabalho é amplo, o técnico em Administração pode atuar em empresas de vários setores, como comércio e serviços, indústria, agronegócio e área hospitalar.

Fontes:

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Técnico em Contabilidade

O principal foco da profissão é organizar, registrar e calcular a movimentação financeira de uma empresa. Para isso, o curso técnico abrange o conhecimento de legislação jurídica, fiscal e trabalhista, conceitos de contabilidade, matemática financeira, operação de registros e controles e psicologia empresarial.

A partir desses conhecimentos, o técnico em Contabilidade pode controlar o patrimônio da organização, verificar e seguir a legislação, elaborar livros e registros de contabilidade, analisar orçamentos, preparar demonstrativos financeiros, regularizar empresas, entre outras funções. Ele pode atuar em bancos, comércio, indústria e serviços, empresas de contabilidade e como autônomo.

Fontes:

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul de Minas Gerais

Técnico em Gestão de Pessoas

Esse profissional é responsável por orientar, capacitar e valorizar os empregados de uma empresa, mostrando a eles como desempenhar cada vez melhor suas atividades para crescer na carreira e também como se relacionar melhor com os colegas no ambiente de trabalho. Seu principal objetivo é desenvolver o talento das pessoas que formam os recursos humanos de uma organização.

No curso, ele aprende a definir e a fortalecer a política de recursos humanos, identificar necessidades de treinamento, criar ações para melhorar o clima entre os empregados, elaborar estratégias de recompensa e promoção e desenvolver iniciativas de saúde e segurança do trabalho. Com essa formação é possível atuar em organizações de qualquer segmento.

Fontes:

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)
Serviço Social do Transporte (Senat)

Técnico em Finanças e Custos

No curso, o aluno aprende a entender a relação entre as áreas de finanças e custos e o sistema de contabilidade de uma empresa. A partir dessa análise, ele colabora para a tomada de decisões importantes para a estratégia de planejamento e crescimento da organização. O mercado de trabalho é variado e compreende negócios próprios e empresas de setores como indústria, finanças, comércio e serviços.

Quando formado, o profissional é capaz de coletar e organizar informações sobre o mercado, precificar produtos e serviços, executar fluxo de caixa, calcular taxas de juros, projetar lucros e pagamentos, administrar transações como contas a pagar e a receber e analisar documentos contábeis e financeiros.

Fontes:

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
Serviço Social da Indústria (Sesi)

Técnico em Logística

Uma das principais funções desse profissional é planejar, gerir e executar as operações logísticas ¬- armazenagem, fornecimento, estoque, transporte e distribuição de materiais, produtos e serviços. Ele também é responsável pelo atendimento ao cliente e por implantar normas de higiene e segurança do trabalho e pode trabalhar em indústrias, empresas de prestação de serviços e comércio.

No curso, aprende a elaborar sistemas de logística, buscar soluções para enviar, receber e guardar mercadorias, resolver problemas de administração e usar conceitos de contabilidade e informática. Para isso, estuda disciplinas como matemática aplicada, tecnologia da informação e comunicação, planejamento e controle dos processos logísticos, programação e controle de suprimentos, produção e distribuição.

Fontes:

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

Técnico em Recursos Humanos

O curso aborda temas como comunicação empresarial, relações humanas, legislação trabalhista e previdenciária, treinamento e desenvolvimento, remuneração e benefícios e rotinas de pessoal.

A partir desses conhecimentos, o técnico pode realizar atividades como integração entre as equipes, recrutamento, seleção e treinamento de funcionários, gestão de cargos e salários, esclarecimento de dúvidas sobre legislação, elaboração de pesquisa de clima organizacional e orientação sobre segurança no trabalho. Essa profissão é requisitada em empresas de todos os segmentos.

Fontes:

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

Técnico em Comércio

A partir de disciplinas como administração, planejamento organizacional, empreendedorismo e legislação comercial, o curso capacita os alunos para atuarem no setor de comércio de produtos e serviços, um dos que mais crescem e impulsionam a economia brasileira.

Eles podem ajudar na criação de estratégias de marketing e ações de comunicação, realizar pesquisas de mercado, colaborar para a formação de preço, armazenagem e exposição das mercadorias em pontos de venda, fazer atendimento ao público, conversar com fornecedores e pensar em planos de logística e recursos humanos.

Fontes:

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

Técnico em Biblioteconomia

A responsabilidade desse profissional é montar, organizar e manter bibliotecas e centros de documentação e informação. Ele atende e orienta o público, cuida do acervo, atualiza sistemas de dados, colabora para a conservação de documentos e equipamentos, atua em processos de aquisição de materiais, faz o planejamento de reuniões e eventos, identifica problemas nas obras e promove o incentivo à leitura.

Ao longo do curso, estuda diferentes conteúdos, entre eles preservação e conservação de acervos bibliográficos, literatura aplicada, probabilidade e estatística, organização de materiais e arquivos, gestão de bibliotecas, orientação ao acesso e uso da informação, técnicas de atendimento ao público e gestão empresarial.

Com relação ao mercado de trabalho, o técnico em Biblioteconomia pode atuar em escritórios de advocacia, agências de publicidade, hospitais, empresas de comunicação e bibliotecas públicas, de universidades e escolas.

Fontes:

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Técnico em Secretariado

A grade curricular do curso envolve disciplinas como relações interpessoais, técnicas de redação, línguas portuguesa e estrangeira, informática, matemática financeira aplicada, organização de materiais e arquivos, contabilidade básica, fundamentos de ética, organização de eventos e saúde e trabalho.

Com esse conhecimento, o profissional atua em empresas como escritórios, comércio e serviços, indústria, escolas, bancos, órgãos públicos, entre outras. Ele atende e recepciona pessoas, inclusive em outros idiomas, seleciona e direciona correspondências, organiza arquivos, repassa informações para funcionários e departamentos, agenda e prepara viagens e reuniões, planeja eventos e elabora textos, planilhas de orçamento e demais documentos administrativos.

Fontes:

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Técnico em Segurança do Trabalho

O técnico em Segurança do Trabalho, que pode atuar em fábricas, indústria, construção civil e hospitais, é responsável pela elaboração e implantação de ações de saúde e segurança no ambiente profissional.

Para isso, realiza palestras, cursos e outras iniciativas de conscientização, proteção e controle de perdas por danos aos funcionários, à propriedade e ao meio ambiente. Ele também identifica áreas em que há necessidade de utilização de sistemas de segurança, como equipamentos de proteção individual - capacetes, luvas e cintos de segurança, por exemplo, locais e situações de riscos de acidentes.

Entre as competências ministradas no curso estão legislação, psicologia, administração, informática, tecnologia, proteção e prevenção, situações de urgência e emergência e gestão em saúde e segurança no trabalho.

Fontes:

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)
Serviço Social do Transporte (Sest)
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)

Técnico em Transações Imobiliárias

Legislação, linguagem e comunicação, matemática e estatística, operações imobiliárias, relações humanas, projetos da construção civil, contabilidade, marketing imobiliário e organização de negócios imobiliários são algumas das disciplinas que compõem a grade curricular desse curso.

Com essa formação, o profissional adquire visão ampla do mercado imobiliário e pode planejar, coordenar, avaliar e intermediar ações de compra, venda, locação e administração de imóveis. Ele também é capaz de prestar consultoria em processos de comercialização imobiliária e pode trabalhar em imobiliárias, incorporadoras e construtoras.

Fontes:

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Técnico em Comércio Exterior

No curso, o profissional obtém conhecimentos como comunicação empresarial, estrutura do comércio exterior, línguas estrangeiras, legislação, organização e comportamento empresarial, cálculo aplicado, logística, marketing internacional, operações de exportação, transporte internacional, contabilidade e custos.

Em seu dia a dia, ele utiliza esse aprendizado para desempenhar atividades relacionadas a transações comerciais internacionais e pode trabalhar em empresas de importação e exportação, alfândegas, bancos, portos, aeroportos e transportadoras. Entre suas funções estão o relacionamento com instituições de comércio exterior, elaboração de documentos como cadastros e arquivos, levantamento de custos, cálculo de preços, fretes e seguros, análise de legislação e taxas da alfândega e organização do sistema de logística.

Fontes:

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Sesc-SP

Técnico em Marketing

Entre as habilidades desenvolvidas nesse curso estão administração financeira, atendimento e vendas, comunicação empresarial, legislação, marketing de varejo, negociação com clientes e fornecedores, planejamento de marketing, marketing de produtos e organização e promoção de eventos.

Ao aprender essas disciplinas, o profissional é capaz de criar estratégias de marketing e comunicação, elaborar pesquisas de mercado, controlar os serviços de telemarketing, analisar planos de vendas e preços, planejar e organizar eventos, sempre com o objetivo de incrementar as vendas de produtos e serviços. Ele pode trabalhar em empresas de todos os setores, entre eles comércio, serviços e consultorias.

Fontes:

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Sesc

Técnico em Relacionamento com o Cliente

O objetivo desse curso é capacitar o profissional para atender e se relacionar com os clientes de empresas de todos os segmentos.

Além de ensinar o estudante a identificar modelos de gestão, as disciplinas possibilitam ao profissional identificar cada perfil de cliente, elaborando um modelo de atendimento personalizado e eficaz. O Técnico em Relacionamento com o Cliente ainda participa do desenvolvimento de estratégias de atendimento e lida com públicos externos e internos.

Fontes:

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Sesc

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Universidades federais recebem mais de R$ 210 milhões em recursos
Governo autoriza liberação para 63 Universidades Federais e 41 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Tema da redação do Enem é excelente, diz Mercadante
Segundo dia de prova do Enem 2015 exigiu que candidatos escrevessem sobre situação da violência contra a mulher no País
"Tema da redação é bom para abrir os olhos das pessoas"
No segundo dia de provas do Enem, candidatos tiveram que fazer texto sobre violência contra a mulher; assunto foi aprovado pelos estudantes
Governo autoriza liberação para 63 Universidades Federais e 41 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Universidades federais recebem mais de R$ 210 milhões em recursos
Segundo dia de prova do Enem 2015 exigiu que candidatos escrevessem sobre situação da violência contra a mulher no País
Tema da redação do Enem é excelente, diz Mercadante
No segundo dia de provas do Enem, candidatos tiveram que fazer texto sobre violência contra a mulher; assunto foi aprovado pelos estudantes
"Tema da redação é bom para abrir os olhos das pessoas"

Últimas imagens

Candidatos podem consultar vagas por instituição, por cidade ou por curso no site do Sisu
Candidatos podem consultar vagas por instituição, por cidade ou por curso no site do Sisu
Divulgação/EBC
Universidade vai oferecer 50 bolsas de incentivo em 53 cursos superiores de licenciatura e mestrado integrado
Universidade vai oferecer 50 bolsas de incentivo em 53 cursos superiores de licenciatura e mestrado integrado
Divulgação/EBC
Estudo sobre os Doutores Titulados no Exterior mostra que os doutores com diploma de universidades estrangeiras são mais valorizados pelo mercado nacional
Estudo sobre os Doutores Titulados no Exterior mostra que os doutores com diploma de universidades estrangeiras são mais valorizados pelo mercado nacional
Divulgação/EBC
Prouni oferece a estudantes de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior
Prouni oferece a estudantes de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior
Divulgação/EBC
Programas escolhidos são vinculados a instituição de ensino com programas recomendados pela Capes, com nota 6 ou 7
Programas escolhidos são vinculados a instituição de ensino com programas recomendados pela Capes, com nota 6 ou 7
Divulgação/MEC

Governo digital