Educação
Participação da Alemanha no programa Ciência sem Fronteiras é tema de workshop
Será realizado na quarta-feira (23), em Bonn, na Alemanha, workshop para discutir a participação alemã no programa do governo federal, Ciência sem Fronteiras (CsF). O Workshop Brasil-Alemanha contará com a participação do Ministério da Educação alemão e de membros do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad), além do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães.
No workshop, o Daad e as universidades alemãs discutirão as propostas para receber estudantes brasileiros no âmbito do CsF, abordando temas como estrutura curricular e qualificação dos candidatos. Também serão discutidos, por meio de grupos de trabalho, o planejamento dos estudos, a duração e o reconhecimento de créditos na graduação sanduíche nas engenharias, ciências naturais e demais áreas.
Participam também do encontro o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, e uma delegação brasileira composta por representantes de universidades e de entidades das áreas de educação, ciência e tecnologia.
França
Ainda no âmbito do Ciência sem Fronteiras, Jorge Guimarães, participa, nesta segunda-feira (21), de reunião com o ministério do ensino superior e da pesquisa da França. Também na França, o presidente participa de reunião sobre a parceria Capes/Cofecub. O encontro continua na terça-feira (22).
O Cofecub foi criado em 1979 e é o mais antigo comitê científico estruturado para avaliar programas bilaterais nas áreas universitária e de pesquisa no País. O objetivo é apoiar projetos conjuntos de pesquisa entre instituições de ensino superior do Brasil e da França e estimular a formação e o aperfeiçoamento de doutorandos e a todas as áreas do conhecimento e da pesquisa. Atualmente, 118 projetos científicos franco-brasileiros estão em andamento no âmbito deste acordo.
Ciência sem Fronteiras
O programa Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa do governo federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas em quatro anos.
O programa é fruto de esforço do Ministério da Educação (MEC), em conjunto com o Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação (MCTI).
Saiba mais sobre o programa Ciência sem Fronteiras.
Fonte:
Capes
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















