Educação
Seminário discute educação do campo em Tocantins
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Escola Família Agrícola promovem, nesta quarta (7) e quinta-feira (8), em Porto Nacional (TO), um seminário para debater a educação do campo. O objetivo é avaliar o panorama nacional e a realidade estadual da educação no campo, bem como as experiências do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) no estado.
O seminário terá a participação de representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Tocantins (Fetaet), Incra, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Secretaria de Estado da Educação e Secretaria Municipal de Educação de Porto Nacional. A abertura será nesta quarta-feira (7), às 19 horas, na Escola Família Agrícola de Porto Nacional.
O evento integra a programação de encerramento do curso de magistério de nível médio em pedagogia da alternância do Pronera, realizado para formar assentados, que vão atuar como educadores nos projetos de reforma agrária.
Escolarização
As atividades pedagógicas do curso começaram em janeiro de 2009 e serão encerradas com a formatura de 67 educadores assentados da reforma agrária, na sexta-feira (9). O projeto pedagógico foi elaborado por representantes de movimentos sociais e faz parte do Pronera, política do Governo Federal executada pelo Incra e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
O programa tem como objetivo ampliar os níveis de escolarização formal dos trabalhadores assentados a fim de democratizar o conhecimento no campo e contribuir para o desenvolvimento dos assentamentos.
O curso de magistério teve duração de três anos e as aulas foram realizadas em seis módulos, em período integral, nos meses de janeiro e julho, em Porto Nacional. As despesas foram custeadas com recursos do Pronera, com investimento do Incra no valor de R$ 978.687,32 e contrapartida da Escola Família Agrícola no total de R$ 108.780,00.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















