Educação
Finlândia terá bolsas de estudos para Programa Ciência sem Fronteiras
Brasil e Finlândia vão cooperar no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) e em segmentos como de microeletrônica e semicondutores, energia (biomassa e energias renováveis) e nanotecnologia. O assunto foi discutido durante reunião, na segunda-feira (13), entre o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e o primeiro-ministro finlandês, Jyrki Katainen, que veio acompanhado de uma delegação de empresários.
Ao destacar o programa CsF, o ministro falou sobre a importância da ação para a formação de recursos humanos no País, bem como para incrementar as relações científicas, especialmente em áreas estratégicas. “Nosso governo tomou a iniciativa, em parceria com a iniciativa privada, de ofertar 101 mil bolsas, nos próximos três anos, para nós enviarmos e recebermos cientistas, estudantes, professores do mundo todo”, contou.
“É exatamente aquilo que nós almejamos e acreditamos, pois temos universidades na Finlândia que têm muito interesse em se engajar nesses programas de intercâmbio científico. Gostaríamos de fortalecer esse tipo de cooperação”, afirmou o primeiro-ministro finlandês.
Segundo o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), os contatos com a Finlândia foram feitos anteriormente e dois acordos de cooperação estão sendo finalizados. Atualmente, o CNPq está em negociação com a Universities Finland (Unifi), um consórcio de 12 universidades finlandesas, para a qual planeja lançar chamadas nacionais para estudantes de graduação. Outra cooperação vem sendo alinhavada para a oferta de 100 vagas a estudantes brasileiros pelo Tecnnical Research Centre of Finland (VTT), especializado em desenvolvimento e inovação.
Na avaliação do presidente do CNPq, Glaucius Oliva, a característica finlandesa de proximidade da ciência e tecnologia com o setor empresarial e com a sociedade traz boas perspectivas para o CsF. “Esse é justamente o objetivo principal do programa: expor os nossos talentos a um ambiente educacional e profissional onde essa relação entre a universidade e as empresas já é estabelecida”.
Saiba mais sobre o Ciência sem Fronteiras.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















