Educação
Governo brasileiro repudia atentado contra escola judaica na França
O governo brasileiro divulgou na segunda-feira (19) nota de repúdio ao atentado a uma escola judaica em Toulouse, no Sudoeste da França, que deixou pelo menos quatro mortos – três crianças e um adulto – e dois feridos.
“O governo brasileiro manifesta veemente repúdio ao ato de violência cometido hoje na cidade de Toulouse, vitimando crianças e funcionários de escola judaica. Ao manifestar seu pesar e solidariedade às famílias das vítimas, o governo brasileiro reitera sua condenação a atos de violência praticados sob quaisquer pretextos”, diz a íntegra do comunicado, divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) a pedido da presidenta Dilma Rousseff.
O atentado a tiros ocorreu na manhã de segunda-feira, em frente à escola judaica Ozar Hatorah. Na relação de mortos estão o professor de religião, Jonathan Sandler, dois filhos dele, de 3 e 6 anos, e um terceiro aluno, de 10 anos.
Policiais informaram que o autor dos disparos fugiu usando uma motocicleta. Foi o terceiro ataque em Toulouse em uma semana. A polícia investiga a possibilidade de crime religioso. A França tem a maior comunidade judaica da Europa Ocidental.
As autoridades da França ainda não identificaram o responsável pelo ataque. O ministro do Interior da França, Claude Guéant, disse nesta terça-feira (20) que o autor dos disparos foi flagrado por câmeras, mas há dificuldade em identificá-lo porque usava capacete.
Porém, as autoridades francesas intensificaram as buscas e estão em alerta. Os assassinatos geraram reações na França e em outros países. Líderes políticos e religiosos lamentaram as mortes e apelaram para o fim do antissemitismo e discriminações religiosas.
O presidente da assembleia de religiosos judaicos, Joël Mergui, disse que os corpos das vítimas serão repatriados para Israel.
Com informações da agência pública de notícias de Portugal.
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















