Educação
Programas de trainee formam profissionais dentro das empresas
Em busca de novos talentos e profissionais capazes de assumir posições de liderança, empresas de grande porte investem nos chamados programas de trainee. Esses programas são, em sua maioria, voltados para jovens recém-graduados, com até dois ou três anos de formados.
Diferente do estágio, que possui uma característica educativa mais ampla, os programas de trainee preparam os jovens para ocupar cargos de liderança dentro das próprias empresas. Outra diferença fundamental em relação aos estágios é a relação de trabalho. Depois de passar pelo processo seletivo, o trainee torna-se um funcionário da empresa, com todas as obrigações e direitos.
As seleções para os programas de trainee são bastante concorridas, muitas vezes com milhares de candidatos por vagas. Paula diz que as empresas são exigentes quanto ao perfil, exigindo em geral fluência em uma língua estrangeira – quase sempre o inglês, mas cada vez mais também o espanhol. No entanto, ter experiência no mercado de trabalho não é um pré-requisito.
Fontes:
Ministério do Trabalho
Blog do Ministério do Trabalho
Lei da Aprendizagem
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















