Educação
Mais de 200 mil estudantes brasileiros fizeram prova da Olimpíada de Matemática
Foram mais de 200 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio, de 4 mil escolas públicas e particulares de todo o País, que participaram no último sábado (16), da primeira fase da 34ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). O objetivo é estimular o estudo da disciplina e melhorar o ensino, além de apoiar os estudantes em pesquisas científicas.
Serão classificados para a segunda fase os estudantes que atingirem a pontuação mínima exigida para cada um dos níveis, segundo o critério estabelecido com base nos resultados nacionais da primeira etapa. Além das medalhas e certificados, os estudantes premiados na OBM são convidados a participar da Semana Olímpica, evento que dá início ao processo de seleção para integrar as equipes que irão representar o Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Matemática.
Daniel Lima, de 14 anos, aluno da escola particular do município de Eusébio, no Ceará, participa da OBM há quatro anos e já ganhou medalha de prata duas vezes. Ele participou também da Olimpíada de Matemática Rioplatense, na Argentina, em 2010 e 2011, e ganhou medalha de ouro nas duas edições. “Estou estudando três horas por dia, me preparando para a seletiva da Rioplatense que ocorrerá em dezembro”, contou o estudante.
Segundo a assessora executiva da secretaria OBM, Nelly Carvajal, a prova é dividida em três níveis, conforme a escolaridade do aluno. O gabarito oficial desta primeira fase será publicado na próxima terça-feira (19), no site da OBM. A segunda fase será realizada no dia 22 de setembro e a terceira fase, nos dias 27 e 28 de outubro.
Leia mais:
Mais de 2 mil escolas do País participam da Olimpíada de Matemática pela primeira vez
Olimpíadas de Matemática mobiliza mais de 19 milhões de alunos
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















