Educação
Divulgada lista de aprovados no vestibular indígena da UnB
Universidade abriu 11 vagas em sete cursos de graduação para estudantes indígenas
O resultado do vestibular indígena para ingresso em cursos da Universidade de Brasília (UnB) foi divulgado nesta segunda-feira (23). Os nomes dos 11 aprovados podem ser conferidos no site do Cespe/UnB.
A prova objetiva e a redação foram aplicadas no dia 16 de junho nas cidades de Cruzeiro do Sul (AC), Oiapoque (AP), Tabatinga (AM) e Porto Velho (RO). As vagas oferecidas na seleção são para os cursos de Agronomia, Ciências Biológicas (Licenciatura/Bacharelado), Medicina, Ciências Sociais, Engenharia Florestal, Nutrição e Enfermagem. Ao todo, 867 estudantes indígenas se inscreveram no processo.
Além da entrega de documentos que comprovam a origem indígena e a realização da prova objetiva e da redação, os candidatos participaram, pela primeira vez, de uma entrevista pessoal obrigatória com a finalidade de confirmar o vínculo e o comprometimento com a sua comunidade.
“A entrevista foi a forma que o Cespe encontrou para apreciar o real envolvimento do candidato com a comunidade indígena. Além disso, a prova documental não faz parte da cultura do indígena e pode resultar em inconsistências no preenchimento dos formulários exigidos. Essa solução foi implementada como recurso de inclusão social”, explica Luiz Mário Couto, coordenador de Provas Práticas.
O Vestibular Indígena é fruto de um convênio assinado em 2004 entre a UnB e a Fundação Nacional do Índio (Funai). Atualmente, 63 alunos da UnB são de origem indígena. A universidade possui uma Coordenação Acadêmica dos Estudantes Indígenas que promove ações de integração entre esses estudantes e os demais universitários. A Funai também repassa a cada um deles um auxílio financeiro mensal, desde que mantenham a freqüência às aulas e bom desempenho nas disciplinas dos cursos.
A UnB divulgará em 1° de agosto todas as informações referentes ao registro de candidatos. Mais informações na Central de Atendimento do Cespe/UnB, de segunda a sexta, das 8h às 19h, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Sede do Cespe/UnB, telefone (61) 3448-0100.
Leia mais:
Comunidades Quilombolas e Indígenas do Tocantins recebem cestas básicas
Unidades Odontológicas Móveis beneficiarão cerca de 390 mil índios em 15 distritos
Decreto cria comitê para intensificar atenção à saúde indígena
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















