Educação
Brasileiro vence Olimpíada Internacional de Física
Esta é a segunda vez que o Brasil ganha ouro na competição, reconhecida mundialmente pelo alto grau de dificuldade
Um estudante da 3ª série do Ensino Médio, de São Paulo, ganhou a medalha de ouro na 43ª Olimpíada Internacional de Física (IPhO – International Physics Olympiad), realizada na Estônia, entre os dias 13 e 25 de julho.
O vencedor Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho passou por um processo seletivo com uma prova teórica com três questões, que exigiram cinco horas para resolução. Enquanto, a prova prática teve dois experimentos: um de circuitos elétricos – que consistia de uma “caixa preta” com elementos de circuito que precisavam ser descobertos e analisados – e outro que misturava conceitos de óptica e propriedades magnéticas da água. A duração também foi de cinco horas.
O estudante contou com o apoio de uma equipe de treinadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), durante os dois anos que antecederam o evento.
Na Olimpíada, cada país tem o direito de enviar cinco representantes. Entre os 460 competidores, Ivan ficou no 38º lugar dos 45 da seleção final. Segundo o professor Euclydes Marega Júnior, um dos orientadores de Ivan, ele é um aluno brilhante, que já havia se destacado na Olimpíada Brasileira de Física, sendo, por isso, selecionado para o desafio internacional.
Desafio
A IPhO é uma das competições mais tradicionais e desafiadoras entre os torneios de Física. A edição deste ano reuniu 81 países e cerca de 400 alunos, que foram avaliados por meio de exames teóricos e experimentais.
Essa é a segunda vez que o Brasil ganha ouro na competição, reconhecida mundialmente pelo alto grau de dificuldade. A primeira foi em Bangkok, capital da Tailândia, em 2011. A partir de agora, o País consolida sua posição entre os dez países com melhores resultados na Olimpíada, ao lado de China, Coreia, Japão, Estados Unidos, Hungria e Alemanha.
Leia mais:
Brasil conquista o primeiro lugar nas Olimpíadas de Matemática
Brasileiro conquista ouro na Olimpíada Internacional de Matemática
Brasil sedia Olimpíada Internacional de Astronomia
Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















