Educação
Proposta de inserção tecnológica em educação no nordeste em análise
Durante reunião promovida pela Sudene nesta segunda-feira (20), por meio do Comitê de Articulação das Secretarias de Estado da área de atuação da autarquia, foi apresentada aos secretários de Educação a proposta da Superintendência de implantação do Projeto de Inserção Tecnológica em Educação em Escolas Públicas Estaduais.
A reunião contou com a apresentação da professora Jane Vieira, representante da empresa P3D no Brasil, sobre a utilização de software em 3D em sala de aula, especialmente nas disciplinas de química, geografia e biologia.
A tecnologia irá proporcionar uma melhoria no processo de aprendizagem e um aumento na motivação dos estudantes. O projeto elaborado pela Sudene pretende atingir, entre outros objetivos, os de melhorar o desempenho dos professores, reduzir a taxa de evasão escolar, ampliar a informatização das escolas e inclusão digital dos alunos da educação básica, além de propiciar maior interação entre a escola e a realidade social.
Para colocar o projeto em prática serão estabelecidas parcerias com os estados por meio das Secretarias de Educação e será formalizado contrato com empresas que forneçam equipamentos de informática e disponibilizem o software.
O Governo de Pernambuco, que investiu na tecnologia, informa que os resultados positivos na educação estão sendo viabilizados por meio do investimento nas ferramentas tecnológicas para inovação pedagógica, como a distribuição de tablets entre os alunos do nível médio e a utilização da tecnologia 3D.
O diretor de Gestão de Fundos e Atração de Investimentos da Sudene, Henrique Tinoco, falou sobre os desafios para um novo Nordeste e destacou o apoio as ações para fortalecimento da Região, com foco na educação e inovação tecnológica e a articulação dessas ações com órgãos públicos e privados.
Foi destacado que para alcançar os seus objetivos, a Sudene disponibiliza uma série de instrumentos de ação, citando os Fundos, incentivos fiscais e recursos para apoio a projetos de inovação tecnológica, que somam, em 2012, cerca de R$ 5 milhões. O orçamento dos Fundos de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) contam com orçamento para este ano da ordem de R$ 13,5 bilhões.
Leia mais:
Brasil e EUA assinam acordo de cooperação na área de saúde e educação
Pesquisadores do Ceará criam aparelho que traduz documentos para o braille em tempo real
Fonte:
Sudene
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















