Educação
Aberta seleção de professores de inglês da rede pública para treinamento nos EUA
As inscrições vão até 15 de outubro e a intenção é levar 540 docentes de escolas públicas de todo o País
Cerca de 540 professores brasileiros que ministram aula de língua inglesa na rede pública serão selecionados para receber treinamento de seis semanas e aperfeiçoar o idioma nos Estados Unidos. As inscrições para seleção, abertas na segunda-feira (10), vão até 15 de outubro.
Para participar é preciso ter estágio probatório concluído, estar em efetivo exercício na rede pública, possuir bacharelado ou licenciatura em língua inglesa e ser aprovado em teste de nível em língua inglesa. Confira o edital em PDF. A iniciativa faz parte do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa.
Os participantes terão treinamento em universidades americanas, com atividades acadêmicas e culturais, a fim de fortalecer a fluência oral e escrita da língua, trocar experiências em metodologia de ensino e aperfeiçoar os métodos de aprendizagem para estimular os alunos com recursos online e planos de aula previamente preparados.
Os professores selecionados receberão ajuda de custo no valor de 500 dólares, alojamento no campus universitário, alimentação, seguro saúde e passagens aéreas.
O programa
O Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa foi lançado nesta segunda-feira (10) e é fruto de parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil e a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Fulbright), com o apoio do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed).
"Esse programa faz parte de um conjunto de ações para internacionalizar o ensino e a universidade brasileira", afirmou o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães.
A nova edição do programa irá levar professores para mais de 20 universidades norte-americanas. "Tenho certeza que não estamos realizando algo apenas pelos professores e seus alunos, mas por toda uma geração e nosso futuro", concluiu o embaixador dos Estados Unidos, Thomas Shannon.
Leia mais:
Disciplinas do ensino médio podem ser unificadas para facilitar aprendizagem
Estudantes do Ciência Sem Fronteiras poderão estagiar em empresas americanas
Aplicativo premiado nos EUA é de autoria de bolsista do Ciência sem Fronteiras
Capes divulga o resultado do programa Jovens Talentos para a Ciência
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















