Educação
Enem divulga notas por instituições
Entre as 100 escolas mais bem colocadas, 10 são públicas, sendo duas estaduais e oito federais
Divulgada nessa quinta-feira (22) as notas por instituições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011. Entre as 100 escolas mais bem colocadas, 10 são públicas, sendo duas estaduais e oito federais. Os 891 mil alunos da rede pública que fizeram a prova contribuíram para a média nacional de 474,2 pontos. Foram avaliados 10.076 estabelecimentos, o que corresponde a 40,56% do ensino médio.
A avaliação das escolas particulares constatou a média de 569,2 pontos, correspondente a quase 247 mil alunos que participaram do Enem 2011. A divulgação das notas considerou as escolas públicas e particulares do ensino médio que participaram do exame de acordo com os critérios de avaliação determinados pelo Ministério da Educação (MEC).
Para o ministro Aloizio Mercadante, o resultado não pode ser considerado como ranking das melhores escolas de ensino médio do País. “O Enem não é um ranking de avaliação entre escolas, é uma avaliação dos alunos, dos estudantes. É insuficiente como avaliação do estabelecimento escolar”, ressaltou o ministro.
Segundo Mercadante, o MEC está planejando um seminário com as melhores escolas do País, tanto públicas e privadas, para contribuir com o conjunto da rede de ensino brasileira. “Queremos trocar experiências para estimular as outras escolas”, contou.
Cálculo de avaliação
A metodologia utilizada para calcular os resultados do Enem por Escola é semelhante à usada na Prova Brasil e só levou em consideração, para fins de divulgação, escolas com no mínimo 10 participantes no Enem e 50% de taxa de participação dos concluintes do ensino médio. Segundo o ministro, o método foi “o mais objetivo possível” e por isso a média final levou em conta somente as quatro provas objetivas (ciências da natureza, linguagens, matemática e ciências humanas). No ranking do ano passado não foi considerada a nota da prova de redação.
Não foram incluídas na média nacional 1.185 escolas com menos de 10 participantes e 13.581 que tiveram índice de participação menor do que 50%. Do total de escolas contempladas, 199 eram federais, 4.968 estaduais, 111 municipais e 4.798 privadas.
Instituições
Com o oitavo lugar, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa obteve o melhor resultado entre as públicas. Depois veio o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na 29ª colocação, e o Instituto Federal do Espírito Santo, em Vitória, no 40º lugar.
O Colégio Objetivo Integrado, escola particular localizada em São Paulo, ficou com a melhor nota do Enem do ano passado.
Fonte:
Agência Brasil
Ministério da Educação
Instituto Nacional Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















