Educação
Prova do Enade será aplicada no próximo domingo (25) em todo o País
Serão avaliados os cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) para universitários que concluem a graduação será aplicado, em todo País, no próximo domingo (25), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Devido à greve das instituições de ensino superior, foram dispensados os estudantes que colariam grau em agosto deste ano, além dos alunos matriculados em instituição estrangeira e dos calouros (alunos ingressantes em 2012).
Este ano serão avaliados os cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também serão avaliados.
Segundo o Inep, este ano não haverá processo de amostragem. Todos os estudantes que concluem a graduação em 2012 serão obrigados a fazer a prova. O aluno concluinte que não realizar o exame não receberá o diploma, já que o Enade é componente curricular obrigatório.
A prova será realizada às 13h (hora de Brasília) do domingo (25). Para saber o local, o aluno pode consultar o sistema do Enade com o número do seu Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). O resultado do exame deve ser divulgado até dia 25 de dezembro.
Enade
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) tem como objetivo avaliar o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. Também é avaliado o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do diploma e histórico escolar. Os resultados da avaliação são utilizados em atividades de regulação do ensino superior pelo Ministério da Educação (MEC), como a elaboração de conceitos e indicadores de qualidade de instituições de ensino e de seus respectivos cursos. Criado em 2004, o Enade substituiu o Exame Nacional de Cursos (também conhecido como Provão) e é aplicado anualmente pelo Inep, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Resultados
O desempenho dos estudantes no Enade é um dos componentes do Conceito Preliminar de Curso (CPC). Também compõem a nota o Índice de Diferença de Desempenho (IDD), que é a média entre a nota do aluno no ingresso e no fim do curso, além da opinião dos estudantes sobre as Instituições de Ensino Superior (IES) com relação à infraestrutura, instalações físicas, recursos didático-pedagógicos, titulação dos professores, e o questionário do estudante, preenchido pelos participantes naquele ciclo avaliativo.
O Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador de qualidade dos cursos de graduação (que varia de um a cinco) é utilizado pelo MEC para subsidiar as ações de regulação da educação superior. Cursos com conceitos um ou dois (insatisfatório) são submetidos à visitas de comissão de especialistas formadas por docentes da educação superior na área do curso avaliado designadas pelo Inep e podem sofrer sanções, como a redução do número de vagas para ingressantes ou até mesmo o encerramento da oferta dessas vagas. Quem recebe conceito três, quatro ou cinco (satisfatório), pode ser dispensado da avaliação in loco.
A média dos CPCs dos cursos avaliados no ciclo avaliativo compõe o Índice Geral de Cursos (IGC), indicador de qualidade das instituições de educação superior. O outro componente desse indicador é a Nota Capes, que avalia os cursos de pós-graduação. As notas também variam de um a cinco e as IESs com indicador um e dois precisam sanar suas deficiências sob pena de serem descredenciadas do MEC.
Saiba mais detalhes sobre o Enade e sua legislação na página de perguntas frequentes do exame no Inep.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















