Educação
Mais de 23 mil candidatos farão o Enem em unidades prisionais
Candidatos farão prova de ciências humanas e ciências da natureza, linguagem, matemática de redação
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado nesta terça-feira (4) e quarta-feira (5) em unidades prisionais ou socioeducativas para 23.665 candidatos em todo País. Adultos e menores privados de liberdade farão as provas nas unidades indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa dos estados. A prova será realizada às 13h, horário de Brasília.
De acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), diferentemente do Enem tradicional, a prova aplicada para pessoas privadas de liberdade é realizada em dias úteis para evitar a movimentação que ocorre em presídios nos finais de semana, por causa dos dias de visita.
Assim como a prova já aplicada em novembro, o exame terá quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha, cada. Nesta terça-feira (4), os candidatos farão prova de ciências humanas e ciências da natureza, com duração de quatro horas e 30 minutos. Na quarta-feira (5), serão aplicadas as provas de linguagens, matemática e de redação, em um total de cinco horas e 30 minutos.
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados até o dia 10 de dezembro, no portal do Inep. Os resultados finais só podem ser acessados pelo responsável pedagógico de cada unidade penitenciária.
Na edição tradicional deste ano, participaram do exame 4,175 milhões de candidatos nos 15.076 locais de provas, em 1.615 municípios do País.
Exame Nacional do Ensino Médio
Até 2008, o Enem era uma prova com 63 questões interdisciplinares, voltado para avaliar a qualidade do ensino médio no País. A partir de 2010, após reformulação, a maioria das instituições federais passou a usar o Enem para o ingresso dos alunos, no lugar do antigo vestibular.
A prova aborda, desde então, o currículo do Ensino Médio diretamente e, além de redação, o novo exame passou a ser composto por perguntas objetivas em quatro áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação), ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias. Cada grupo é composto por 45 itens de múltipla escolha.
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















