Educação
Municípios de Minas Gerais recebem bibliotecas rurais
O Programa Arca das Letras proporciona leitura às comunidades da zona rural
O Programa Arca das Letras entregou, nessa terça-feira (29), duas novas bibliotecas para as comunidades rurais de Cachoeira e Grama, do município de Descoberto (MG). O programa tem o objetivo de levar literatura para o campo e vai doar cerca de 200 livros em cada arca para beneficiar mais de 100 famílias.
A partir desta ação pretende-se ampliar as parcerias em Minas Gerais e consolidar o Arca das Letras como ação de biblioteca e leitura no campo. Segundo a coordenadora nacional do programa, Dione Ferreira, a intenção é ganhar o reconhecimento das comunidades rurais. “E, também, contribuir com as ações prioritárias do governo federal para a erradicação da pobreza extrema, do trabalho escravo e da exploração do trabalho infantil”, completa.
Para a assistente social das comunidades que serão beneficiadas, Renis Souza, 30 anos, as bibliotecas serão uma oportunidade de acesso da comunidade à cultura e à informação, o que ajudará na permanência da população no meio rural. “Atualmente, estamos observando nas comunidades rurais a precariedade de lazer, de fontes de renda e o desinteresse pelas atividades culturais, fatores que, entre outras coisas, levam as pessoas a migrarem para os centros urbanos”, justifica.
Leitura
A expectativa é que a comunidade, principalmente crianças e jovens, passem a se interessar mais pela leitura. “E a comunidade, por sua vez, vê a biblioteca como uma coisa nova acontecendo, uma forma de valorização deles”, acredita.
Renis conheceu o Arca das Letras no ano passado e, com auxilio do Departamento de Educação da cidade, tomou as providências para implantar uma biblioteca no município. “Pegamos os formulários e fizemos reuniões nas comunidades levando até elas as informações. Os moradores consideraram interessante, principalmente as mães que têm filhos na escola, porque acham que, com isso, os filhos podem reforçar os seus estudos”, diz.
Minas Gerais
O estado de Minas Gerais conta com 810 bibliotecas Arca das Letras em aproximadamente 200 municípios. De acordo com a coordenadora Dione, o número deve aumentar este ano. “Prevemos implantar em 2013 um total de 140 bibliotecas no estado”, ressalta. Os mais de 162 mil livros estão sob a responsabilidade de 1.475 agentes de leitura que cuidam da circulação dos livros e incentivam as cerca de 76 mil famílias beneficiadas pelas arcas.
Sobre o programa
Criado em 2003, o programa Arca das Letras tem como objetivo incentivar e promover o acesso à leitura em comunidades rurais. Até o momento, mais de 8,9 mil bibliotecas foram implantadas pelo MDA em todo o Brasil. Famílias de agricultores, assentados da reforma agrária, pescadores, quilombolas, indígenas e populações ribeirinhas são beneficiadas pela iniciativa.
São mais de 2 milhões de livros, todos conseguidos por meio de doação. Os acervos, armazenados em móveis-bibliotecas, denominadas de arcas, possuem títulos da literatura brasileira e estrangeira, material didático, histórias em quadrinhos e publicações técnicas, entre outras opções.
Fonte:
MDA
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















