Educação
Sisu tem mais de 1,2 milhão de inscritos no 2º dia
O estado de São Paulo tem o maior número de inscritos. O prazo de para inscrições termina na próxima sexta-feira (11)
O último balanço referente aos dois primeiros dias de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), fechado às 17h dessa terça-feira (8), foi apresentado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que recomendou aos estudantes que analisem com calma todas as opções de cursos, já que alguns dos mais procurados têm notas de corte muito altas.
“Tem curso com oferta de cem vagas para quase nove mil inscritos. Quem estiver muito abaixo da linha da corte não vai conseguir entrar. O estudante deve tentar analisar outras opções do mesmo curso ou um próximo daquele que queira fazer, se de fato quiser entrar numa faculdade pública”, observou o ministro.
Uma vez por dia, o Sisu divulga a nota de corte para cada curso e turno. O monitoramento da nota de corte e a classificação parcial servem como referência para ajudar o candidato a acompanhar a inscrição e aumentar as chances de conseguir a vaga.
Até o último dia de inscrições, na próxima sexta-feira (11), o candidato poderá mudar as opções quantas vezes achar necessário. O sistema reconhecerá a última inscrição confirmada pelo estudante.
Recorde
Nesses dois dias no ar, foram registrados mais de 1,2 milhão de inscritos e mais de 2,3 milhões de inscrições, visto que cada candidato pode fazer duas opções de curso. Os números já superam os do ano passado.
Na primeira edição deste ano, a oferta de vagas chega a 129.319 - 18% a mais em relação a 2012 -, em 3.752 cursos. Ao todo, 101 instituições públicas de educação superior irão selecionar estudantes por meio do sistema no primeiro semestre.
Podem concorrer às vagas todos os estudantes que participaram do Enem 2012 e obtiveram nota maior que zero na redação. É necessário entrar no site do sistema para fazer a inscrição e selecionar até duas opções de cursos, especificando a ordem de preferência, o nome das instituições e o turno.
Além disso, será possível também escolher a modalidade de concorrência, seja por meio de cotas decorrentes da Lei nº 12.711, de 29 de agosto último, de outras políticas afirmativas adotadas pelas instituições participantes do sistema ou pela ampla concorrência.
Para a seleção no primeiro semestre de 2013, vale a nota do Enem do ano passado, que foi divulgada pelo MEC no último dia 28. Cada participante poderá visualizar as notas, na página do Inep, por área de conhecimento e a nota da redação, informando o CPF ou número de inscrição, e a senha usada no ato do cadastro.
Mais procuradas
Entre as instituições mais procuradas estão as universidades federais do Ceará, do Rio de Janeiro, Fluminense e Rural de Pernambuco. O curso com maior concorrência é o de medicina da Universidade Federal do Ceará.
São Paulo
Até o último balanço divulgado, São Paulo é o estado com maior número de inscritos no Sisu. O sistema eletrônico, que permite o acesso de estudantes a instituições públicas de educação superior, registrou até às 18h de terça-feira, o total de 159,6 mil candidatos no estado. Minas Gerais é o segundo, com 139,2 mil, seguido do Rio de Janeiro, com um pouco mais de 139 mil inscritos.
Veja aqui o número de inscritos por estado.
Calendário
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14 de janeiro e da segunda chamada, no dia 28 de janeiro, no site do Sisu e das instituições. As matrículas serão feitas nas instituições nos dias 18, 21 e 22 de janeiro para a primeira chamada e nos dias 1º, 4 e 5 de fevereiro para a segunda.
Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera. As instituições de ensino participantes usam essa lista para convocar candidatos à vagas remanescentes. O prazo de adesão vai do dia 28 deste mês ao dia 8 de fevereiro. Caso ainda haja vaga no curso de primeira opção, o candidato será convocado pela instituição que tenha a vaga disponível.
Confira a oferta de vagas na página do Sisu na internet.
Fonte:
Ministério da Educação
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















