Educação
Universidade da Paraíba abre inscrições de qualificação para assentados
O curso irá capacitar técnicos e lideranças de comunidades e assentamentos rurais para o uso de tecnologias sociais sustentáveis no semiárido brasileiro
O Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançou o edital do curso de especialização lato sensu Processos Históricos e Inovações Tecnológicas no Semiárido Brasileiro. O curso será ofertado em parceria com o Instituto Nacional do Semiárido (Insa), com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A especialização tem como objetivo capacitar técnicos e lideranças de comunidades e assentamentos rurais, para prepará-los para o uso de tecnologias sociais sustentáveis no semiárido brasileiro, possui uma carga horária de 525 horas-aula e deverá ser concluído em 18 meses. O curso seguirá a metodologia da pedagogia da alternância com seus quatro módulos divididos entre atividades desenvolvidas em sala de aula e nas comunidades. As atividades práticas serão realizadas em assentamentos da reforma agrária ou em pequenas comunidades rurais.
As inscrições podem ser realizadas até 17 de maio com o envio da documentação exigida via e-mail, de acordo as regras estabelecidas no edital. Podem concorrer a uma vaga bolsistas CNPq assentados e/ou agregados do Plano Nacional da Reforma Agrária (PNRA), beneficiários do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF) e do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), além de técnicos que prestam serviços a assentamentos da Reforma Agrária vinculados ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
O processo de seleção, previsto para 18 de maio, na sede do Insa, será feito por meio de uma prova escrita elaborada pela comissão de seleção na qual o candidato deve apresentar sua visão sobre a questão agrária brasileira e os principais desafios do semiárido, e levantar possíveis demandas sócio-históricas e tecnológicas do assentamento ou da região em que reside ou atua. Também será analisado o currículo do candidato.
Acesse aqui o edital.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















