Educação
Mais de 500 mil estudantes se matricularam no Pronatec Brasil Sem Miséria
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), voltado ao público do Plano Brasil sem Miséria obteve 527 mil matrículas em 1.531 municípios, em pouco mais de um ano e meio. A expectativa do governo federal é que até 2014, um milhão de pessoas estejam inscritas.
Quase a metade dessas matrículas foi realizada nos primeiros seis meses de 2013. Entre os alunos inscritos, 55% têm entre 15 e 29 anos e 66% são mulheres.
O eixo mais procurado pelos estudantes de baixa renda é o de Gestão e Negócios, que tem cursos voltados para área de administração. Em segundo lugar, com mais de 79 mil matrículas, está o eixo Infraestrutura.
Para participar de algum dos 485 diferentes tipos de cursos disponíveis, o candidato deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo da sua residência.
As prefeituras interessadas também podem aderir ao Pronatec Brasil Sem Miséria. A cada trimestre, o governo federal realiza processo de repactuação, com objetivo de identificar novos mapas de oportunidades e especificidades locais, podendo resultar na abertura de mais vagas.
Formatura
Na tarde desta quinta-feira (18), aconteceu a formatura dos alunos dos cursos do Pronatec Brasil Sem Miséria, em Fortaleza. O evento reuniu 3,2 mil formandos de 10 municípios cearenses, sendo que 2,4 mil são do Pronatec. Os alunos e formandos são de Fortaleza, Caucaia, Aquiraz, Maracanaú, Maranguape, Eusébio, Horizonte, Cascavel, Pacajus e São Gonçalo do Amarante.
Pronatec
O Pronatec Brasil Sem Miséria oferece cursos de formação inicial continuada e de qualificação profissional para pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo, com prioridade para os beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada.
O Programa é uma parceria entre Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ministério da Educação e Sistema S (Senai, Sesi, Senac, Sesc, Sest e Senar, entre outros).
Pré-requisitos para participar:
- Idade a partir dos 16 anos;
- Estar cadastrado ou em processo de cadastramento no CADÚNICO (Cadastro Único) mesmo que o candidato não seja beneficiário do Programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O candidato interessado nos cursos Pronatec/BSM que não esteja cadastrado no CadÚnico mas que tenha o perfil para cadastramento, poderá ser matriculado normalmente pelo Pronatec/BSM, desde que também seja encaminhado ao órgão municipal responsável pela inclusão de famílias no Cadastro Único.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















