Educação
Inscrições para doutorado em biotecnologia ficam abertas até 12 de agosto
As vagas, concentradas em biotecnologia e biodiversidade, são disponibilizadas para cada Estado e o Distrito Federal
Estão abertas as inscrições para o curso de doutorado do programa de pós-graduação em biotecnologia e biodiversidade (PPGBB) da Rede Centro-Oeste de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (Pró-Centro Oeste). Foram disponibilizadas 60 vagas e os interessados têm até o dia 12 de agosto para se inscrever.
Do total de vagas, 20 são destinadas ao Mato Grosso do Sul, 15 ao Distrito Federal, 15 a Goiás e 10 ao Mato Grosso. Para entrar no processo seletivo, o candidato deve acessar o sistema de informação de projetos da rede Pró-Centro-Oeste, preencher um formulário de inscrição e enviar os documentos listados.
O doutorado, concentrado em biotecnologia e biodiversidade, tem as mesmas linhas de pesquisa da rede: ciência, tecnologia e inovação para sustentabilidade da região Centro-Oeste; bioeconomia e conservação dos recursos naturais; e desenvolvimento de produtos, processos e serviços biotecnológicos.
Segundo o edital, além da formação de recursos humanos, o doutorado busca contribuir para a bioindústria do Distrito Federal e dos três estados da região, por meio do desenvolvimento de produtos, processos e serviços, com ênfase no uso sustentável do potencial da biodiversidade local.
O curso tem formato de rede e envolve 10 instituições. São elas, as universidades de Brasília (UnB), Católica de Brasília (UCB), Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federal da Grande Dourados (UFGD), Católica Dom Bosco (UCDB), Federal de Mato Grosso (UFMT), do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e Federal de Goiás (UFG), além da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGoiano). Dessas, a UnB, UFG, UFMT, UFMS e UFGD funcionam como secretarias do programa.
Programa
O Programa tem o objetivo de formar doutores para atuar nos mais variados campos de estudo da Biotecnologia e da Biodiversidade. Visa aprofundar a formação científica, técnica e cultural do pós-graduando de forma a permitir contribuição original e criativa na área de pesquisa científica e tecnológica com o foco na inovação, e na formação de recursos humanos de alto nível.
O PPGBB tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e das fundações de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) e de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect).
O PPGBB foi implantado em reunião realizada em junho deste ano pelo Colegiado de Pós-Graduação do Instituto de Biologia e pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Brasília, aprovado pela Secretaria Executiva da Rede Pró-Centro-Oeste.
Doutorado
O curso de doutorado faz parte da pós-graduação stricto sensu, ou seja, é voltado para a carreira acadêmica, para pesquisadores e formação de professores. O processo de seleção é realizado de acordo com cada faculdade, mas, na maioria das vezes, o primeiro passo para o candidato é montar um projeto de pesquisa e submetê-lo a análise da instituição. Se aprovado, são aplicados exame de língua estrangeira, prova escrita e entrevista.
Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















