Educação
Pronatec Brasil Sem Miséria ultrapassa 619 mil matrículas em dois anos
Ensino técnico
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), voltado ao público do Plano Brasil Sem Miséria, chegou à marca de 619.208 matrículas em 1.872 municípios, em pouco mais de dois anos. Este número representa mais de 60% da meta estabelecida pelo Brasil Sem Miséria, de qualificar um milhão de brasileiros para o mercado de trabalho até 2014.
Em 2013, o programa recebeu mais de 350 mil inscrições, e no ano passado foram 269 mil matriculados. De acordo com o secretário extraordinário para Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tiago Falcão, a intenção é ultrapassar um milhão de matrículas. Para ele, os índices indicam o interesse da população brasileira em se qualificar.
O Pronatec Brasil Sem Miséria é uma das principais ações de inclusão produtiva do Governo Federal. A ação tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. São mais de 553 cursos com duração mínima de 160 horas. O mais procurado no País é o de auxiliar administrativo, com quase 75 mil matrículas – 12,1% do total.
Acesso
A maior parte das inscrições no programa é realizada por jovens – 55,4% dos matriculados têm entre 15 e 29 anos - e por mulheres – 66,2% do total.
Uma destas mulheres é Madalena Silva, de 42 anos, beneficiária do Bolsa Família e moradora da região metropolitana de Fortaleza. Ela estava desempregada desde janeiro, apesar de ter ensino médio completo e ser costureira. Para mudar a sua situação, ela procurou o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e fez matrícula no curso de Auxiliar de Cozinha, ofertado pelo Pronatec Brasil Sem Miséria. Ela conseguiu um emprego durante o curso e hoje trabalha em uma cafeteria. A renda da família (de dois filhos) aumentou, e ela já pensa em se inscrever em outros cursos.
As turmas são planejadas de acordo com a demanda profissional de cada município. Alunos recebem material escolar e didático, além de auxílio alimentação e transporte para frequentar as aulas.
O programa é realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), governos estaduais, prefeituras e entidades do Sistema S.
Como participar
Para participar do Pronatec Brasil Sem Miséria é preciso ter, no mínimo, 16 anos e estar cadastrado ou em processo de cadastramento no CadÚnico, mesmo que o candidato não seja beneficiário do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O interessado deve procurar o Cras de seu município ou a Secretaria de Assistência Municipal.
Clique aqui para localizar o endereço do Cras mais próximo.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















