Educação
Programas de promoção do livro e da leitura são o ponto forte das bibliotecas públicas
Estudo
O ponto forte das bibliotecas públicas brasileiras são os programas de promoção do livro e da leitura. De acordo com o Estudo sobre o uso de tecnologias da informação e comunicação em bibliotecas públicas do Brasil, conduzido pela Fundação Pensamento Digital (2013), ações para preservação de memória e estímulo a escritores também se destacam nos serviços prestados.
O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) fornece, desde 1997, obras de literatura e pesquisa, revistas e periódicos para que toda escola pública tenha uma biblioteca para os seus alunos. Executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), o programa atende de forma universal e gratuita, em todos os estados do país, às escolas públicas da educação básica cadastradas no Censo Escolar.
Em 2013, PNBE irá distribuir cerca de 6,7 milhões de obras literárias a mais de 50 mil escolas do ensino fundamental e 18,8 mil do ensino médio em todo o país. Serão investidos, aproximadamente, R$ 66 milhões na compra dos livros. As informações são do Fundo Nacional de desenvolvimento da Educação (FNDE).
Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL)
O Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), articulado pelo Ministério da Cultura (MinC) e Ministério da Educação (MEC), é composto por centenas de ações, projetos, programas e políticas governamentais e da sociedade civil. A modernização de bibliotecas é uma das ações em destaque.
A Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBC) são responsáveis por efetivar ações como a implantação, construção e modernização de bibliotecas em parceria com estados e municípios. O Minc é o responsável pela implantação de Pontos de Leitura, bolsas para escritores e os prêmios literários, realizados pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e pela DLLLB.
Formação de leitores
A formação das capacidades e competências leitoras ainda é um desafio para as escolas brasileiras. Em entrevista ao Portal Brasil, o Diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB/FBN/Minc), Fabiano dos Santos Piúba, destacou que ir além leitura funcional e instrumental significa formar leitores autônomos e críticos.
“A leitura tem um papel estratégico nessa agenda toda. Sem dúvidas, estamos avançando nesses últimos 15 anos, mas a dívida social com a leitura é histórica e imensa. É nisso que o governo federal vem trabalhando sem descanso, afinal ainda temos um índice global de analfabetismo funcional tremendo que impacta diretamente na economia e temos ainda um número expressivo de estudantes universitários que são analfabetos funcionais”, destacou.
Para 2014, o governo planeja ações para a qualificação das bibliotecas, com ênfase na formação dos gestores e funcionários, na criação da rede bibliotecas qualificadas em TIC, bem como fomento de ações de programação cultural e de projetos de promoção da leitura, integrando as bibliotecas públicas com as comunidades e famílias.
Biblioteca digital
De forma livre e gratuita, o "Portal Domínio Público" coloca à disposição dos usuários uma biblioteca virtual que serve de referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral. O acervo está disponível para consulta no endereço eletrônico http://www.dominiopublico.gov.br.
O objetivo desta iniciativa do MEC é promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.
Saiba mais:
Plano Nacional do Livro e da Leitura
Programa Nacional Biblioteca na Escola
Mapa das bibliotecas públicas municipais
Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas

Fonte:
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















