Educação
Centro Audiovisual Norte-Nordeste oferece curso gratuito
Pós-Produção em Som
O curso de Pós-Produção em Som, do Centro Audiovisual Norte-Nordeste (Canne), será realizado de 4 a 8 de novembro, das 14h às 22h, na sede do Portomídia, no Recife Antigo (Rua do Apolo, 181).
Ministrado pelo finalizador de som Ricardo Cutz, terá carga horária de 40 horas e abordará conceitos gerais sobre escuta, música concreta, eletro-acústica, arte sonora, sound design e workflow de som no cinema. Também vai discutir técnicas e conceitos de edição de som como: do roteiro ao som direto, ao estúdio de edição; conformação e edição de som direto; narrativa sonora; real, surreal, hiper-real, fantástico; ruídos de sala, ambientes e efeitos; da edição de som ao estúdio de mixagem; música de cinema; e enviando o material para mixagem. Como último item, serão abordados princípios de mixagem.
Os alunos contarão com uma estrutura de última geração, e terão aulas numa sala de treinamentos com 21 iMacs com Pro Tools (Educacional), além de uma sala de mixagem também com Pro Tools disponível além de uma D-Command.
Inscrições
O curso é gratuito e as inscrições estão abertas até o dia 30 de outubro. É preciso preencher e enviar ficha de inscrição por email. A seleção será feita por uma comissão que avaliará a carta de intenções e currículo dos interessados de acordo com os pré requisitos básicos exigidos.
Canne
O Centro Audiovisual Norte-Nordeste foi implantado em 2008 com o objetivo de criar um espaço para oferta de bens de produção cinematográfica, bem como um núcleo de qualificação profissional na área do audiovisual, graças a uma parceria entre a Fundação Joaquim Nabuco, Ministério da Educação (Fundaj/MEC) e a Secretaria do Audiovisual, Ministério da Cultura (SAv/MinC).
Perfil do ministrante
O ministrante do curso de Pós-Produção em Som, Ricardo Cutz, é formado em Ciências Sociais, com mestrado na área de Comunicação Social, pela UFRJ, com ênfase em Artes Sonoras, atua desde 1994 com áudio profissional e desde 1998 na área de produtos audiovisuais. Trabalhou em vários filmes, dentre eles “O Abismo Prateado”, “O Bem Amado”, “Viajo porque preciso, volto porque te Amo”, “Segurança Nacional”, “Era uma vez eu Verônica”, “A Festa da Menina Morta” e “O Som ao redor”.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















