Educação
MEC orienta candidatos ao Enem 2013
Enem
O Ministro da Educação, Aloizio Mercadante e o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa concederam entrevista coletiva à imprensa nesta sexta-feira (25) para fazer as orientações finais aos candidatos que realizarão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecem no sábado (26) e domingo (27). Mais de 7,1 milhões de candidatos se inscreveram para fazer Enem.
Na coletiva, o ministro ressaltou a importância da atenção do aluno na hora da prova, para que tenha o melhor desempenho possível. O Inep orienta que todos os inscritos cheguem aos locais de prova com uma hora de antecedência. Para Mercadante, é importante que o candidato calcule o tempo que levará até o local de prova, para que não haja atrasos. "O estudante deve manter uma margem de segurança, caso pegue ônibus. É importante também que ele saia com antecedência, para que não se prejudique caso haja algum acidente", ressaltou o ministro.
O horário merece atenção especial. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. Por causa do horário de verão, em vigor desde o dia 20 de outubro, em 18 estados, o horário está diferente do da capital federal. É bom lembrar que nos finais de semana é menor o número de ônibus, trens e metrôs circulando.
No sábado (26), serão aplicadas as provas de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza (química, física e biologia). No total, serão 90 questões e o estudante terá quatro horas e 30 minutos para fazer a prova e preencher o cartão de respostas.
Não é permitido ficar com aparelhos eletrônicos ligados durante a prova. Quem levar qualquer eletrônico, como celular e tablet, terá que guardar em um porta-objetos lacrado que ficará embaixo da carteira. O mesmo vale para materiais como lápis, livros e apostilas. Também não é permitido usar óculos escuros, boné, chapéus, gorros ou viseiras.
O estudante só pode deixar o local de prova duas horas após o início do exame e 30 minutos antes do término do horário poderá sair com o caderno de provas. Quem descumprir essas regras, será eliminado.
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep na internet até o dia 30 de outubro. Os participantes poderão acessar os resultados individuais da edição do Enem 2013, em data a ser posteriormente divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.
Documentos
Segue a lista de documentos que serão aceitos na hora do exame: RG, ordem ou conselho de classe (advogado, economista, engenheiro), carteira de trabalho, certificado de dispensa de corporação, certificado de reservista, passaporte, CNH, identidade funcional e identidade para os estrangeiros.
Quem tiver seus documentos furtados, deve apresentar o boletim de ocorrência expedido pela polícia civil com no máximo 90 dias antes da prova.
Materiais
O candidato deve utilizar apenas caneta de tinta preta, de material transparente. Não é permitido lápis, lapiseira, livro, caneta sem ser transparente, manuais e dispositivos eletrônicos (calculadora, celular, agenda, tablets). Também não será permitido o uso de acessórios como chapéus, bonés, gorros e óculos escuros.
Eliminação
Será eliminado todo e qualquer candidato que tente qualquer tipo de comunicação ou comunicação durante a prova.
Redação
Na redação, será desclassificado o candidato que cometer fuga ao tema, não atendimento a estrutura, deixar a folha em branco, escrever texto insuficiente (menos de 7 linhas), desenhos, desrespeito aos direitos humanos, deboche.
Transporte das provas
A realização das provas do Enem, neste fim de semana, também contará com o apoio logístico das Forças Armadas. Atendendo solicitação do Ministério da Educação (MEC), a Defesa determinou a participação de militares no esquema de transporte, armazenamento e guarda do material, além de segurança dos técnicos envolvidos na aplicação do exame.
Desde a última quarta-feira (23), a Marinha e a FAB deram início ao transporte das provas para os locais do exame em 55 localidades de difícil acesso na região Norte. O Exército presta segurança ao material guardado em 67 organizações militares da Força Terrestre. Uma unidade da Marinha também servirá de espaço físico para armazenamento das provas
Na próxima segunda-feira (28) a Marinha e a FAB trazem de volta o material e os cartões respondidos pelos candidatos durante o fim de semana nas cidades de aceso remoto. A desmobilização das Forças Armadas na megaoperação do Enem está prevista para a próxima quinta-feira (31). O efetivo das Forças Armadas varia conforme a estrutura de cada local. O Enem conta com 7,1 milhões de inscritos.
Fonte:
Portal Brasil com informações da Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















