Educação
Presidenta inaugura creche e participa de formatura do Pronatec em BH
Curso técnico
A presidenta Dilma Rousseff participa na manhã desta quarta-feira (23) da inauguração da creche Vila Clóris, em Belo Horizonte, com capacidade para 440 crianças de até seis anos. O evento ocorre na própria unidade municipal de educação infantil, que já funciona desde setembro atendendo a mais de 100 crianças.
R$ 3,6 milhões foram investidos na construção da creche. São dois andares e 11 salas entre espaços para repouso e aula. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação investiu R$ 1,4 milhão e o restante dos recursos provém do município. Está é a 72ª creche inaugurada na capital.
Há duas semanas, Dilma disse que 1.169 unidades de educação infantil já haviam sido concluídas e que 3.215 estavam em construção. A meta do governo é entregar 6,5 mil creches às prefeituras pelo Programa Proinfância e pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2.
Às 11h30, Dilma participa também da formatura de alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na capital mineira.
Serão 1.211 alunos se formando pelo Pronatec. Os estudantes pertencem a 17 diferentes cursos do Senai, do Senac de Minas e do Colégio Técnico (Coltec) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que foram ofertados na capital e em cidades da região, como Betim, Confins e Sete Lagoas.
Cursos como espanhol, inglês, libras, agente de projetos sociais, estilista, cuidador de idosos,auxiliar administrativo, desenhista mecânico, agente de alimentação escolar, monitor de transporte escolar e recreador.
O programa foi criado pelo governo federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Com todos os cursos gratuitos, o Pronatec já alcançou 4,6 milhões de alunos. A meta é matricular oito milhões de alunos até o final de 2014.
Pronatec
O Programa funciona em três eixos, primeiro: oferece ensino técnico para quem está cursando o Ensino Médio. Segundo: oferece mais e melhores oportunidade de qualificação profissional para o jovem ou o adulto que deseja uma melhor formação profissional. E terceiro: oferece cursos para as pessoas cadastradas no programa Brasil sem Miséria.
São cursos técnicos de maior duração, que variam de um ano e meio a dois anos. E cursos de qualificação profissional de curta duração, que vão de dois a três meses até seis meses.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















