Educação
ENAP participa do Programa EUROsociAL II no Uruguai
Cooperação
A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) participou da “Oficina Regional do Programa EUROsociAL II sobre Reinserção Sócio-Laboral de Pessoas Privadas de Liberdade”. O encontro foi realizado dias 4 e 5 de novembro, no Centro de Formação da Cooperação Espanhola (Aecid), em Montevidéu/Uruguai. Na ocasião, foram apresentados os resultados das ações realizadas em 2013. Também foram definidas atividades para o próximo ano. A ENAP participou da Oficina acompanhando a Diretoria de Políticas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen/MJ).
A Assessora de Cooperação Internacional da ENAP, Emanuella Santana, ressalta a importância do evento para a Escola: “A ENAP é sócia-coordenadora latino-americana do Programa EUROsociAL II. Também é responsável por articular e acompanhar as atividades que envolvem a participação de instituições brasileiras. O objetivo é garantir que a metodologia do Programa seja seguida e que os interesses do Brasil sejam garantidos”, explicou.
Em relação às atividades de 2014, o Depen/MJ solicitou, ao EUROsociAL II, apoio técnico para elaboração de um currículo de capacitação. “O documento deve prever uma oficina-piloto sobre inserção sócio-laboral. A ideia é capacitar formadores para escolas do sistema prisional brasileiro”, explica Emanuella. O Depen/MJ sugeriu, ainda, ações ligadas a modelos produtivos e articulações entre atores.
Além do Brasil, a Oficina reuniu representantes do sistema prisional dos seguintes países da América Latina: Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Peru e Uruguai.
EUROsociAL II
É um programa regional de cooperação técnica da Comissão Europeia para a promoção da coesão social na América Latina. O EUROsociAL II consolidou-se como um espaço de reflexão, debate e intercâmbio de experiências. Suas iniciativas buscam o diálogo continental e intercontinental quanto a políticas públicas, atores comprometidos e modelos sociais mais equitativos. O Programa é composto por um Consórcio, que congrega sete sócios coordenadores europeus e latino-americanos, e conta com mais de 30 sócios operativos, instituições que implementam ações definidas em conjunto com os países beneficiários.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















