Educação
Dilma entrega certificados para formandos do Pronatec em Cuiabá (MT)
Qualificação profissional
A presidenta Dilma Rousseff participou, nesta quinta-feira (24), da formatura de 1.200 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Cuiabá (MT). Somente no estado, já foram investidos R$ 444 milhões em ensino técnico por meio do Programa. Em todo o País, investimentos já somam R$ 14 bilhões.
"Formar técnicos é condição para este País crescer e aumentar a produtividade", destacou a presidenta. Dilma Rousseff também ressaltou a importância da qualificação profissional no mercado de trabalho brasileiro: "Na agropecuária, indústria, setor de serviços em toda as áreas. Formar técnicos é condição para este País crescer e aumentar a produtividade".
Segundo o Ministro da Educação, Henrique Paim, até agora já são 260 mil matrículas garantidas pelo Pronatec no estado. Paim adiantou que o Mato Grosso ainda irá oferecer 82 mil vagas para cursos técnicos por meio da iniciativa.
Entre os formandos presentes na solenidade, estudantes da Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento, Pontes e Lacerda, Santo Antônio do Leverger, Confresa, Rondonópolis, Várzea Grande e Cuiabá.
Alicerces do Programa
Além de oferecer a possibilidade gratuita de qualificação profissional, o Pronatec não discrimina ninguém. "Todos os brasileiros, de toda as idades, têm acesso ao curso", ressaltou Dilma Rousseff.
A presidenta também pontuou alguns alicerces como a variedade de cursos. "A variedade de cursos é muito importante. É a primeira característica do Pronatec. A segunda é a qualidade do Pronatec, e aí os parceiros são importantes, são parceiros desse modelo, o Sistema S [Senai, Sesi, Sesc, Senac, entre outros], que tem cursos de alta qualificação técnica".
Sobre o Pronatec
Criado em 2011, o Pronatec tem o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a educação profissional e tecnológica. A meta do Programa é alcançar oito milhões de brasileiros matriculados até o final de 2014.
No Pronatec, são oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do Senai, Senac, Senar, Senat, e também em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível médio. Cursos ofertados abrangem mais de 400 áreas do conhecimento.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















