Educação
Dilma Rousseff: "Todos têm de ter direito a qualificação profissional e ao ensino técnico"
Ensino e emprego
A presidenta Dilma Rousseff participou, nesta sexta-feira (25), da formatura dos alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em Belém (PA). Com investimentos de R$ 14 bilhões (2011-2014), o Programa já alcançou 6,8 milhões de matrículas em todo o País.
Segundo a presidenta, todos os cidadãos brasileiros têm direito a qualificação profissional e ao ensino técnico. "Nunca tivemos no Brasil um grande programa de ensino técnico de nível médio, e muito menos de capacitação técnica e profissional (...). Isso é uma falha na estrutura educacional do Brasil, porque nenhum país do mundo chegou a se transformar numa nação desenvolvida rica sem estudantes técnicos, que se capacitassem profissionalmente e para exercer uma profissão", afirmou a presidenta.
Dilma Rousseff também destacou a relevância da educação profissional no mercado de trabalho brasileiro: "Precisamos de um país que tenha muitos milhares e milhões de técnicos, porque o nosso trabalho tem que ser cada vez mais valorizado e render cada vez mais para as pessoas que exercem o trabalho. Estou falando de salários mais elevados, de melhores oportunidades."
Também presente na solenidade, o ministro da Educação, Henrique Paim, apontou o compromisso do governo federal para com a educação nacional, que começa na educação básica: "Nós temos uma meta de construir 6 mil creches em todo o Brasil, ação que representa a redução da desigualdade em todo o País".
Paim também mencionou os esforços do governo brasileiro para a promoção da educação em tempo integral. "Qualquer nação desenvolvida depende da ampliação da jornada para melhorar a qualidade da educação", disse. O ministro também ressaltou importância da parceria entre governo federal e estadual no sucesso de programas educacionais.
Sobre o Pronatec
Criado em 2011, o Pronatec tem o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a educação profissional e tecnológica. A meta do Programa é alcançar oito milhões de brasileiros matriculados até o final de 2014.
No Pronatec, são oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do Senai, Senac, Senar, Senat, e também em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível médio. Cursos ofertados abrangem mais de 400 áreas do conhecimento.
Fonte:
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















