Educação
Enem deve ser aplicado nos dias 8 e 9 de novembro
Ensino médio
A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 poderá ser aplicada nos dias 8 e 9 de novembro. Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as instituições de ensino onde o exame é aplicado estão sendo consultadas sobre a disponibilidade da data, e a definição dependerá da resposta dessas instituições
Em 2013, a prova do Enem foi aplicada nos dias 26 e 27 de outubro, e o resultado foi divulgado no dia 3 de janeiro.Cerca de 5 milhões de estudantes participaram desta última edição.
Cabe ressaltar que a nota obtida no exame pode ser usada para a participação em programas como o Sistema de Seleção de Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que seleciona estudantes para vagas gratuitas em cursos técnicos.
O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para a obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.
Sobre o Enem
Até o ano de 2008, o Enem era uma prova clássica, que não estava relacionada diretamente aos conteúdos ministrados no ensino médio. A partir de 2010, a maioria das instituições federais passou a usar o exame em seu processo seletivo de vestibulares e, desde então, a prova aborda o currículo do ensino médio diretamente.
O objetivo é aplicar quatro grupos de provas diferentes em cada processo seletivo, além da redação. Assim, o exame passou a ser composto por perguntas objetivas em quatro áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), a proposta é oferecer outro tipo de formação, voltada para a solução de problemas. Além disso, um exame unificado pode promover a mobilidade dos alunos pelo País e democratizar o acesso a todas as universidades.
Fonte:
Portal Brasil com informações da Agência Brasil e Inep
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















