Educação
Livro sobre experiência em pedagogia é lançado em Londrina (PR)
Ensino fundamental
O livro, "O movimento da ação docente no Ensino Fundamental I", relata a experiência de estudantes e professores do curso de pedagogia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), de 2010 a 2012.
A obra, lançada nesta terça-feira (29), reúne 21 artigos de 50 autores, escritos por alunos e professores do curso de pedagogia da UEL, além dos professores da rede municipal de ensino.
Segundo Sandra Oliveira, professora do Departamento de Educação da UEL, a obra representa uma leitura interessante para quem deseja saber e se aprofundar sobre o movimento da escola. "Um detalhe interessante é que um dos capítulos foi escrito pelos próprios alunos do 4º ano do ensino fundamental, ressaltando as características da Rua Sergipe, uma das principais veias comerciais de Londrina. Todo o conteúdo foi feito em forma de poesia, uma das experiências colocadas em prática durante o projeto", disse a professora.
Ainda de acordo com Sandra, o livro será distribuído nas escolas municipais e disponibilizado nas bibliotecas da cidade. O objetivo é difundir a experiência dos pesquisadores e estudantes da área de Educação da UEL junto ao Pibid. Atualmente, 60 universitários da área, além de três professores participam do programa.
Saiba como funciona o Pibid
O Pibid é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.
O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência:
- Aos estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica;
- Ao coordenador institucional que articula e implementa o programa na universidade ou instituto federal;
- Aos coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas; e, ainda, aos docentes de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos.
Também são repassados recursos de custeio para execução de atividades vinculadas ao projeto.
Fontes:
Capes
Agência UEL de notícias
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















