Educação
Brasil Sem Miséria garante qualificação a 600 alunos em Balsas
Maranhão
Formatura dos alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na modalidade Brasil Sem Miséria, reuniu mais de mil pessoas em Balsas (MA). Mais de 600 pessoas receberam o certificado de qualificação profissional, nesta sexta-feira (23).
Irisneide Araújo Silva, de 40 anos, mãe de dois filhos, está entre os formandos que receberão os certificados. Ela fez o curso de agente de gestão de resíduo sólido pelo Pronatec, no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A formanda escolheu a área porque sabe que falta esse tipo de mão de obra na região. “Participei recentemente de uma feira, a Agrobalsas, onde algumas empresas já ofereceram oportunidade de estágio e emprego. Tenho muito interesse em trabalhar na área de resíduo sólido.”
Hoje, ela trabalha em casa, como cabeleireira, mas deseja continuar se profissionalizando para melhorar de vida. “O Pronatec é uma grande oportunidade para quem deseja melhorar sua carreira profissional. A qualificação hoje é uma etapa muito importante para quem quer crescer ainda mais. Sem qualificação é difícil conseguir algo melhor. E agora vou conseguir porque terei o certificado do Pronatec nas mãos.”
Em Balsas, o Pronatec Brasil Sem Miséria já contabiliza 2.559 matrículas realizadas, desde 2011. Os cursos mais procurados são o de vendedor, auxiliar de pessoal, almoxarife e operador de caixa.
O programa é uma das principais ações de Inclusão Produtiva Urbana do Plano Brasil Sem Miséria. Com foco nas pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente, os beneficiários do Bolsa Família, a iniciativa do governo federal promove o acesso à qualificação profissional gratuita e de qualidade. Em todo o Brasil, já são mais de 1,1 milhão de matrículas, em 570 cursos.
Investimento
No Maranhão, a população de baixa renda demonstra vontade de se qualificar, garantir melhores empregos e aumentar sua renda. Desde 2011, 52,8 mil maranhenses, em 114 municípios, já se matricularam nos cursos do programa. Ao todo, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) investiu R$ 105,6 milhões na região.
O município maranhense com maior número de matrículas no programa é São Luís, com 12,1 mil. Até o final deste primeiro semestre, estão sendo abertas 21,7 mil vagas em 130 municípios do estado.
Acesso
Para participar do Pronatec Brasil Sem Miséria, é preciso ter no mínimo 16 anos e estar cadastrado ou em processo de inclusão no Cadastro Único. As matrículas devem ser feitas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).
Todos os cursos são ministrados por estabelecimentos de qualidade reconhecida pelo mercado, como os institutos federais e as instituições do Sistema S (Senai, Senac, Senat e Senar). Quem participa recebe gratuitamente material escolar, transporte e lanche.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















