Educação
Dilma participou da formatura de alunos do Pronatec na Paraíba
Ensino técnico
A presidenta Dilma Rousseff participou, nesta sexta-feira (16), da formatura dos alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em João Pessoa (PB). A cerimônia promoveu a entrega certificados de qualificação profissional para mais de 1.700 alunos de baixa renda de 11 cidades do estado da Paraíba.
“Formar, qualificar e capacitar técnicos é imprescindível, é importantíssimo para que o nosso Brasil cresça”, destacou a presidenta. Segundo ela: "Cada brasileiro e brasileira são fundamentais para que nós nos transformemos numa nação rica e desenvolvida. A base dessa riqueza e desenvolvimento está aqui, e cada um de nós tem deve valorizar esse diploma que vocês conquistaram e receberam. Ele que vai transformar o Brasil”.
Também presente na ocasião, o ministro da Educação, Henrique Paim, destacou o crescimento no número de matrículas do Pronatec. “Esse aumento abre portas para o Prouni [Programa Universidade para Todos], no Fies [Fundo de Financiamento Estudantil], e tem feito com que o jovem brasileiro mude sua mentalidade. Ele agora sabe que, concluindo o ensino médio, é importante fazer o Enem.”
Ao todo, o Pronatec oferece 32 cursos profissionalizantes no estado da Paraíba. Até agora, o programa já recebeu 6,9 milhões de matrículas em 3,1 mil municípios brasileiros. Desse total, 161 mil matrículas vieram da Paraíba. Para o segundo semestre, estão previstas a abertura de novas vagas em todo Pais.
Pronatec 2.0
Dilma Rousseff destacou que a nova versão do programa, o Pronatec 2.0, será efetivada em parceria com o Sistema S (Senai, Senac, e em alguns estados Senat, e o Senar), além das instituições técnicas federais, cooperação que continuará e tende a crescer. “O símbolo do Brasil desenvolvido será os diplomas técnicos de capacitação profissional”, completou.
Sobre o Pronatec
Criado em 2011, o Pronatec tem o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a educação profissional e tecnológica. Em todo o Brasil, o programa já chegou a 6,9 milhões de matrículas, sendo 1,9 milhão em cursos técnicos e cinco milhões em cursos de formação inicial e continuada (FIC). A meta do Programa é alcançar oito milhões de brasileiros matriculados até o final de 2014.
No Pronatec, são oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do Senai, Senac, Senar, Senat, e também em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível médio.
Fonte:
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















