Educação
MEC autoriza criação de de 25 mil vagas em universidades privadas
Oportunidade
O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União desta sexta-feira (30) portarias que autorizam a criação de 25.130 vagas em 181 cursos de bacharelado, tecnólogo e licenciatura, todas em instituições de ensino superior privadas. Entre os cursos autorizados se destacam as engenharias, com 6.330 vagas em 43 cursos. Também foram criadas 1.040 vagas em sete licenciaturas em pedagogia.
As novas vagas são em cursos de arquitetura e urbanismo, engenharias civil, mecânica, elétrica e ambiental, administração, pedagogia, teologia, ciências contábeis, gestão de recursos humanos, logística, entre outros. No geral, cada curso tem entre 100 e 200 vagas disponíveis.
Para serem autorizados, os cursos devem preencher uma série de requisitos quanto ao projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura, e ainda passar por uma visita ao local. Após a autorização para oferta de turma, e quando o curso de graduação tiver completado 50% de sua carga horária total, a instituição deve solicitar o seu reconhecimento, que é necessário para a validade nacional dos diplomas dos estudantes.
Novos cursos de medicina
Neste mês, o MEC também autorizou a abertura de 420 vagas para oito novos cursos de medicina em universidades federais. As vagas são para campi das universidades localizados em cidades do interior de seis estados das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.
Os estados contemplados são Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia. A autorização de vagas faz parte da Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior, no âmbito do Programa Mais Médicos.
Fonte:
Portal Brasil com informações da Agência Brasil de Comunicação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















