Educação
MEC planeja lançar pacto em prol dos anos finais do ensino fundamental
Educação básica
O Ministério da Educação (MEC) planeja lançar um pacto para melhoria dos anos finais no ensino fundamental, do 6º ao 9ª ano. Um grupo de trabalho já se reúne na pasta com este objetivo, afirmou o ministro da Educação, Henrique Paim, no 6º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, em Florianópolis (SC).
"Assim como trabalhamos na alfabetização e no ensino médio, queremos trabalhar também nos anos finais", disse o ministro da Educação, mas ressaltou que "ainda estamos desenhando. Vai depender de toda a avaliação que estamos fazendo da alfabetização e do ensino médio".
O ministro se referia ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que tem como meta a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental e ao Pacto Nacional pelo Fortalecimento do ensino médio, que oferece formação continuada aos professores da etapa.
A intenção é levar a formação aos professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. No período, 28,2% dos estudantes estão atrasados e não têm a idade adequada ao ano que cursam, segundo dados de 2012, do MEC. O período é também chave para a continuação dos estudos no ensino médio.
O 6º Fórum vai até sexta-feira (30) e reúne mais de mil dirigentes municipais de educação.
Sobre o Pnaic
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federais, do Distrito Federal, dos estados e municípios, a fim de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Além dele o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, oferece a articulação e a coordenação de ações e estratégias entre a federação e os governos estaduais e distrital na formulação e implantação de políticas para elevar o padrão de qualidade no ensino médio.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















