Educação
Projeto educativo utiliza ferramentas digitais como método de ensino
Aprendizagem
Vencedora da sétima edição do Prêmio Professores do Brasil com o projeto EcoWeb, a professora Margaria Telles da Cruz utiliza as tecnologias da informação e comunicação (TICs) como ferramentas para sensibilizar as pessoas sobre a importância de agir de forma sustentável. A iniciativa foi premiada na subcategoria Educação Digital Articulada ao Desenvolvimento do Currículo.
Margarida é professora de ciências de três turmas do sexto ano e a duas do nono, na Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho, em Campo Bom, região metropolitana de Porto Alegre. Para ela, essas ferramentas são importantes para sensibilizar os alunos. “Nossos alunos são nativos digitais e já não podem aprender apenas dentro da sala de aula ou fechados em uma biblioteca ou laboratório de informática, com programas de busca na internet”, afirma.
Segundo a professora, as tecnologias da informação e comunicação (TIC) permitem aos estudantes divulgar fotos, vídeos, relatórios e ações, além de compartilhar com a comunidade questões relacionadas a qualidade e quantidade de água do rio ou à função dos banhados. “Os alunos são desafiados a ir além de respostas simples, a sair dos muros da escola, a desenvolver habilidades de pensar criticamente e a resolver problemas do dia a dia”, destaca.
Margarida que trabalha há 27 anos no magistério, e possui licenciatura plena em biologia, licenciatura curta em ciências e pós-graduação em gestão regional de recursos hídricos, diz que o projeto criado em 2011, continua. “O [EcoWeb] está alicerçado em questões como sensibilização, reeducação, comprometimento e mudança de comportamento, o que deve ser retomado constantemente”, justifica a professora.
>> Saiba mais
Fonte:
Portal Brasil com informações do Ministério da Educação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















