Educação
Universidade do Tocantins amplia estrutura acadêmica
Assistência estudantil
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) ampliou sua estrutura física, no campus de Palmas, com a inauguração de mais um restaurante universitário. Com 1,1 mil metros quadrados, o restaurante será aberto à comunidade estudantil a partir do dia 16 de junho. Serão distribuídas 2,5 mil refeições por dia, em um espaço com capacidade para 276 lugares.
O prédio foi construído com subsídios do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), que apoia a permanência de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior.
A inauguração, realizada nesta segunda-feira (19), teve a participação do ministro da Educação, Henrique Paim. Ele também visitou o novo bloco de salas de aula da universidade, que tem 17 mil estudantes distribuídos em sete campi.
O ministro relatou a importância de se ampliar os espaços de convivência, como forma de busca a igualdade de oportunidades a todos os estudantes e combater situações de repetência e evasão. “A demanda por assistência estudantil é fruto de um processo de inclusão social, educacional e das políticas públicas de governo, como é o caso das cotas”, afirmou.
Estrutura acadêmica
No evento, foi assinada a ordem de serviço para projeto básico e complementar do hospital universitário da UFT. A previsão é de que o hospital tenha mais de 30 mil metros quadrados, 16 salas de cirurgia, 40 ambulatórios de especialidades e 345 leitos, sendo 70 leitos de UTI, e um centro de diagnóstico por imagem. Segundo o reitor Márcio Silveira, o investimento total deve chegar a R$ 250 milhões.
Inaugurações
Na ocasião, foram inaugurados também em Palmas (TO) dois centros municipais de educação infantil. O ministro destacou que as creches unem o direito à aprendizagem e de formação das crianças, para que elas tenham mais oportunidades.
“Estamos entregando o que é um direito da população, ou seja, o acesso à educação infantil. As creches públicas cumprem o papel de oferecer às famílias mais pobres educação para as crianças”, afirmou Henrique Paim.
Fonte:
Portal Brasil com informações do Ministério da Educação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















