Educação
Cerimônia de formatura do Pronatec reúne mil alunos em Bagé (RS)
Ensino técnico
Em torno de de mil alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na modalidade Brasil Sem Miséria, receberam certificados de qualificação profissional em Bagé (RS).
A solenidade contou com a presença de formandos dos municípios de Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Pinheiro Machado, Piratini, Pedras Altas, Lavras do Sul e Santana do Livramento.
Os diplomas foram entregues na última sexta-feira (27) para formandos de dez municípios: Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Pinheiro Machado, Piratini, Pedras Altas, Lavras do Sul e Santana do Livramento.
Pronatec no RS
A população de baixa renda dos 10 municípios já efetuou um total de 6,9 mil matrículas no Programa, totalizando um investimento do governo federal de R$ 13,8 milhões. Os cursos mais procurados na região são: auxiliar administrativo, operador de computador, recepcionista, operador de supermercados e operador de caixa.
No Rio Grande do Sul, estado com maior número de matrículas em todo o País, são 140,2 mil em 316 municípios, abrangendo 293 cursos.
Além de garantir a qualificação da população mais pobre, o Pronatec Brasil Sem Miséria tem possibilitado a conquista de bons empregos. Para a formanda Maria de Fátima Dutra Lopes, de 56 anos, moradora do bairro de Stand, em Bagé, o certificado adquirido foi uma porta aberta para o mercado formal de trabalho. Ela trabalhava como faxineira, sem carteira assinada, e queria mudar de vida.
“Fiquei sabendo do Pronatec pelo jornal e resolvi me inscrever. O que tenho a dizer é que o curso me abriu portas porque não tinha salário fixo e nenhum benefício e hoje estou trabalhando com carteira assinada”, comemora.
Maria de Fátima fez o curso de camareira pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e hoje trabalha em um hotel em Bagé. Mãe de um filho com necessidades especiais, a formanda conta que está mais segura com o novo trabalho. “A renda que eu tinha era pouca e preciso comprar remédios para meu filho. Agora não tenho mais essa preocupação. Espero me aposentar nesse ramo”, ressalta.
Sobre o Programa
Criado em 2011, o Pronatec tem o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a educação profissional e tecnológica. Em todo o Brasil, o programa já ofereceu cursos profissionalizantes para 7,3 milhões de brasileiros.
No Pronatec, são oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do Senai, Senac, Senar, Senat, e também em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível médio.
Até o fim do ano, serão oito milhões de jovens e de trabalhadores matriculados no Pronatec. A segunda etapa do Pronatec oferecerá 12 milhões de vagas em 220 cursos técnicos e em 646 cursos de qualificação a partir de 2015.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















