Educação
Definidas as diretrizes do Enade para engenharias e licenciaturas
Qualidade da formação
Foram publicadas, nesta quarta-feira (4), as normas para cada área do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Este ano, serão avaliadas as áreas de engenharias e licenciaturas. Os cursos de engenharia que não se enquadram em áreas específicas serão avaliados, pela primeira vez, com uma prova de engenharia geral.
As normas, dividida em 34 portarias, estão dirigidas às áreas de licenciatura (bacharelado), engenharias e cursos superiores de tecnologia e apresentam as competências, conhecimentos e habilidades que serão avaliados. Elas foram definidas pelas comissões de área e orientadas pelas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação.
“A prova de engenharia geral possibilita ampliar o número de cursos participantes do Enade no segundo ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e contribuir para o acompanhamento da qualidade da formação”, afirma a diretora de avaliação de educação superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Claudia Maffini Griboski,
Sobre a prova
O Enade será aplicado em 23 de novembro, às 13h, horário oficial de Brasília. As provas, com duração de quatro horas, terão 40 questões e serão divididas entre formação geral, comum aos cursos de todas as áreas, e componentes específicos de cada curso avaliado.
De caráter anual, o Enade tem ciclo avaliativo trienal. Dessa forma, avalia cada curso a cada três anos. O objetivo é examinar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, habilidades e competências para a atualização permanente e os conhecimentos sobre a realidade brasileira e mundial.
>> Acesse o manual do Enade.
Fonte:
Portal Brasil com informações do Ministério da Educação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















