Educação
Formatura do Pronatec reúne 650 alunos em Luziânia (GO)
Ensino técnico
Cerimônia de formatura do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Empreso (Pronatec), realizada em Luziânia (GO), nesta última segunda-feira (2), reuniu 650 alunos que receberam os certificados de qualificação profissional.
Os formandos de Luziânia concluíram os cursos no Senai, Sest Senat, Senar, Senac, Instituto Federal de Goiás (IFG) e Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec). O município é o quarto com maior número de matrículas no estado de Goiás. Desde 2011, foram duas mil.
Em todo o estado, 50,1 mil inscrições foram efetuadas pela população mais pobre em 196 municípios. Os cursos mais procurados em Goiás são de auxiliar administrativo, operador de computador, inglês básico, manicure e pedicure e cabeleireiro assistente.
Depoimento
“Estava muito desmotivada. O curso abriu a minha mente e me ajudou bastante. Não quero mais parar”, contou a auxiliar de recursos humanos Rosicléia Batista da Silva, de 22 anos, moradora de Luziânia (GO), cidade a cerca de 60 quilômetros de Brasília. Ela concluiu o curso de auxiliar de recursos humanos pelo Pronatec, voltado ao público do Plano Brasil Sem Miséria.
A formanda estudou no Sest Senat e recomenda o curso. “Sugiro a todas as minhas colegas que façam o Pronatec. Os professores são qualificados. Terminei o curso com outra visão e vou me profissionalizar mais”, disse. Agora, planeja se matricular em outros cursos e quer fazer vestibular ainda este ano.
Ela conta que trabalhava como operadora de caixa em um supermercado da cidade e, antes mesmo de concluir o curso, foi promovida para o setor administrativo. Segundo Rosicléia, a renda aumentou R$ 300. “Antes, ganhava R$ 800”, disse. A jovem mora com o pai, a mãe e dois dos cinco irmãos. A família é beneficiária do Bolsa Família.
Sobre o programa
O Pronatec é uma das ações de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria, criado em 2011 com o objetivo de superar a extrema pobreza. No Brasil, são quase 1,2 milhão de matrículas em mais de 570 cursos oferecidos.
O público principal são os beneficiários dos programas de transferência de renda com mais de 16 anos. Os cursos de qualificação profissional são gratuitos e têm duração mínima de 160 horas.
Para participar do Pronatec Brasil Sem Miséria, é preciso ter no mínimo 16 anos e estar cadastrado ou em processo de inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. As matrículas podem ser feitas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















