Educação
Pronatec 'possibilita aos concluintes a melhor formação profissional do Brasil', afirma Dilma
Ensino técnico
A presidenta Dilma Rousseff participou, nesta sexta-feira (13), da entrega de certificados de qualificação profissional a 1.300 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Participaram da cerimônia no Centro de Convenções de Olinda (PE), formandos de 105 cursos provenientes de 27 cidades do estado pernambucano.
Durante a solenidade, os estudantes receberam certificados nos cursos técnicos e de qualificação profissional de administração, automação industrial, comércio, agente de alimentação escolar, agricultor familiar, recepcionista, entre outros.
De acordo com a presidenta, o programa é uma oportunidade oferecida pelo governo federal que abre as portas para o ensino técnico profissional: “Nós demos e construímos a oportunidade, e vocês [formandos] se capacitaram e se esforçaram para chegar até aqui”, afirmou.
A presidenta ainda lembrou que o Brasil precisa de muitos técnicos para avançar na educação e transformar o Brasil: “Nós só vamos ser uma nação desenvolvida se houver milhares e milhões como vocês [formandos]. Dessa forma, estaremos a um passo de sermos uma nação desenvolvida em que a formação técnica e a capacitação profissional faz toda diferença”.
Dilma Rousseff também destacou a qualidade dos cursos oferecidos pelo programa. “Essa é a característica principal do Pronatec, que possibilita aos concluintes a melhor formação profissional do Brasil.”
"Nós, brasileiros, somos aqueles capazes de ganhar em qualquer virada”, afirmou se referindo ao esforço não só da seleção brasileira no jogo de abertura contra Croácia, como também dos estudantes que rompem qualquer dificuldade em busca de seus objetivos.
Segundo a presidenta, a nova versão do programa, o Pronatec 2.0, será lançada na quarta-feira (18) em parceria com o Sistema S (Senai, Senac, e em alguns estados Senat, e o Senar).“ O Pronatec tem que continuar ofertando vagas para todos, porque os estudantes não podem parar de estudar, nem de se qualificar”, disse.
O ministro da educação, Henrique Paim, também presente na solenidade, destacou o empenho do governo federal na expansão do programa por todo o País. “Nós estamos vivendo um momento histórico, com a criação de oportunidades no ensino profissionalizante. Essa realidade traz uma nova perspectiva aos estudantes brasileiros.”
O ministro também destacou que essa transformação social em prol da educação e do desenvolvimento no País está mudando a mentalidade das famílias brasileiras. “O jovem sabe que a ascensão social depende da educação. Esse é um esforço de vocês”, completou reforçando o investimento de 14 bilhões que o governo destina ao programa.
Ensino técnico em Pernambuco
Entre 2011 e 2014, já foram realizadas mais de 393 mil matrículas em todas as ações do Pronatec no estado. Desse total, mais de 170 mil fazem parte da iniciativa Bolsa-Formação.
Os investimentos no estado entre 2011 e 2013 chegaram a R$ 522,1 milhões. Só no primeiro semestre de 2014, foram abertas mais de 50 mil novas vagas em cursos técnicos e de formação inicial e continuada (FIC).
Na capital do estado, Recife, foram realizadas entre 2011 e 2014, mais de 149 mil matrículas, sendo 64 mil relacionadas ao Bolsa-Formação distribuídas, em 15.849 para cursos FIC e 49.578 em cursos técnicos. Além disso, mais de cinco mil novas vagas foram criadas no primeiro semestre. Entre 2001 e 2013 os investimentos chegaram a marca de R$147,5 milhões no município.
Dentre os cursos mais procurados estão: técnico em enfermagem, informática e radiologia, além dos cursos FIC em operador de computador, telemarketing e agente de informações turísticas.
Sobre o Pronatec
Criado em 2011, o Pronatec tem o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a educação profissional e tecnológica. Em todo o Brasil, o programa já ofereceu cursos profissionalizantes para 7,3 milhões de brasileiros. A meta do Programa é alcançar oito milhões de brasileiros matriculados até o final de 2014.
O público feminino se destaca: 60,37% das matrículas no Pronatec são de mulheres. O Programa também cria oportunidades para os jovens entre 15 e 29 anos que ocupam 67,27% das vagas ofertadas.
No Pronatec, são oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do Senai, Senac, Senar, Senat, e também em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível médio.
Fonte:
Portal Brasil com informações do Ministério da Educação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















