Educação
Pronatec oferece cursos técnicos em 'Informação e Comunicação'
Ensino técnico
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferece ao público interessado 220 opções de cursos técnicos distribuídos em 13 eixos tecnológicos, entre eles a área de ‘Informação e Comunicação’. O eixo abrange ações relacionadas à manutenção de sistemas e tecnologias associadas a informática e telecomunicações.
Os nove cursos oferecidos na área contemplam uma grade curricular de estudos sobre ética, raciocínio lógico, empreendedorismo, normas técnicas e de segurança, redação de documentos técnicos, educação ambiental, formando profissionais que trabalhem em equipes com iniciativa, criatividade e sociabilidade.
Durante os cursos deste eixo, os alunos desenvolverão sistemas informatizados desde a implantação de tecnologias de computação, bem como otimização de serviços, a partir da captação e transmissão de dados.
No dia a dia, o profissional capacitado na área irá realizar procedimentos de instalação e configuração de computadores, utilização de protocolos e arquitetura de redes, suporte técnico e realização de testes e medições.
Vale ressaltar que cada capacitação oferecida pelo programa segue as regras estabelecidas no catálogo nacional de cursos técnicos. Dessa forma, cada nomenclatura, carga horária e perfil descritivo são padronizados, a fim de qualificar a oferta de cursos e possibilitar ao estudante maior aceitação no mercado de trabalho.
Confira abaixo informações detalhadas sobre alguns cursos contemplados no eixo ‘Informação e Comunicação’:
Técnico em Computação Gráfica
Profissionais deste segmento atuam em instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Dentre as competências exigidas, o técnico irá elaborar e desenvolver projetos de computação gráfica. Manejando assim ferramentas de modelagem, ilustração, animação e educação de áudio e vídeo. Além disso, o curso ainda capacita o aluno para desenvolver simuladores digitais e maquetes eletrônicas para diversos ramos.
Com duração de 1.000 horas/aula, estudantes terão contato com disciplinas de desenho técnico, ilustração e animação, tratamento de som, imagem e efeitos especiais, simuladores digitais e maquetes eletrônicos e desenho assistido por computador (CAD).
Técnico em programação de jogos digitais
O curso capacita o aluno para desempenhar funçõescomo o manuseio de técnicas e programas de computadores no tratamento de imagem e som.
Os profissionais, atuantes em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, desenvolvem recursos e modelos específicos que serão utilizados nos jogos digitais e permitirão a interatividade do jogador com os programas elaborados.
A grade curricular é composta de disciplinas como computação gráfica, linguagem de programação, programas de computadores para tratamento de som, imagem e efeitos especiais, técnicas de encapsulamento e distribuição. A duração total do curso é de 1.000 horas/aula.
Técnico em telecomunicações
Além de ser ofertado pelo Pronatec, o curso é oferecido pela Marinha do Brasil. Nele, o profissional participa da elaboração de projetos de telecomunicação, além de atuar na instalação de sistemas de telemática e telecomunicações. Sua função é supervisionar procedimentos adotados nos serviços de comunicações, seguindo regras específicas.
As disciplinas oferecidas contemplam os temas de eletricidade e eletrônica, protocolos de comunicação, redes de comunicação, comunicações analógicas, comunicações digitais, meios de transmissão e sistemas telefônicos fixos e móveis.
Ao finalizar o curso, o técnico encontra uma extensão rede de atuação, em empresas de telefonia fixa e móvel, radiodifusão, indústrias de telecomunicações, agências reguladoras e provedores de internet, entre outros. A duração total é de 1.200 horas/aula.
Fonte:
Portal Brasil com informações do Pronatec
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















