Educação
Pronatec oferece cursos técnicos em 'Infraestrutura'
Ensino técnico
Entre as 220 opções de cursos técnicos distribuídas nos 13 eixos tecnológicos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a área de ‘Infraestrutura’ é direcionada aos estudantes que se identificam com o estudo de tecnologias relacionadas à construção civil e transporte.
Estudantes que optam pelo eixo terão subsídios para compreender e planejar ações voltadas para soluções tecnológicas em infraestrutura, seja em obras civis ou relacionadas ao controle de trânsito e tráfego.
Outras opções de atuação abrangem transporte de pessoas e bens articulando saberes e tecnologias em ensaios laboratoriais, leitura de diagramas e mapas, normas técnicas, legislação, etc.
O foco deste eixo se expande e aborda questões voltadas para ética profissional, sustentabilidade, segurança, gestão da qualidade e viabilidade técnico-econômica.
A grade curricular dos 17 cursos é bem diversificada e atende os diversos ramos da área: estudos sobre ética, empreendedorismo, normas técnicas e de segurança, redação de documentos técnicos, educação ambiental, raciocínio lógico, formando técnicos que trabalhem em equipes com iniciativa, criatividade e sociabilidade.
Vale ressaltar que cada capacitação oferecida pelo programa segue as regras estabelecidas no catálogo nacional de cursos técnicos. Dessa forma, cada nomenclatura, carga horária e perfil descritivo são padronizados, a fim de qualificar a oferta de cursos e possibilitar ao estudante maior aceitação no mercado de trabalho.
Confira abaixo informações detalhadas sobre alguns cursos contemplados no eixo ‘Infraestrutura’:
Técnico em desenho de construção civil
O curso é voltado para estudantes interessados em elaborar projetos na área, sejam eles arquitetônicos, de estradas ou de saneamento. O aluno ainda será capacitado para elaborar desenhos de projetos estruturais, instalações hidráulicas, elétricas, redes de esgoto, abastecimento de água, entre outros.
Com duração de 1.200 horas/aula alunos serão contemplados com disciplinas nas áreas de desenho técnico, gráficos e escalas, projeções e perspectivas, regulamentação legal, desenho assistido por computador, confecção de maquetes e normalização.
Os locais de atuação que demandam esse tipo de trabalho são instituições públicas, privadas e do terceiro setor, empresas de engenharia e arquitetura, escritórios de projetos e imobiliárias e construtoras.
Técnico em portos
Profissional atua na operação portuária e trabalha no agenciamento de embarcações. Além disso encaminha procedimentos de importação e exportação com base no regulamento aduaneiro. Curso irá capacitar estudante para operar e gerenciar na manutenção de equipamentos eletromecânicos de operação portuária.
A grade curricular contempla disciplinas como operações portuárias, legislação, portos e hidrovias, embarcações, manutenção de equipamentos portuários, sinalização náutica, importação e exportação e agenciamento de embarcações. O curso tem duração total de 800 horas/aula.
Profissionais poderão trabalhar em portos públicos ou privados, empresas de apoio portuário, empresas de transporte aquaviário, agências marítimas, órgãos reguladores e empresas de comércio exterior.
Técnico em agrimensura
Profissionais da área realizam principalmente o levantamento e implantações topográficas e geodésicas, além de executar a coleta de dados para georreferenciamento de imóveis. Outras funções permitem ao técnico interpretar fotografias áreas ou imagens de satélites, e ainda elaborar plantas, cartas e mapas em obras de engenharia.
A grade curricular é ampla com disciplinas como topografia, geodésia, georreferenciamento, geoprocessamento, fotogrametria, cartografia, sensoriamento remoto, geociências, estradas, parcelamento de solos, legislação e cadastro técnico multifinalitário.
O curso tem duração de 1.000 horas aula e também é ofertado pelo Exército Brasileiro. Ao concluí-lo, o estudante estará capacitado para atuar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, empresas de mapeamento, cartografia, topografia e geodésica, empresas de construção civil e consultoria ambiental.
Fonte:
Portal Brasil com informações do Pronatec
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















