Educação
ProUni disponibiliza lista de cursos e instituições aos candidatos
Universidade para Todos
O Programa Universidade para Todos (ProUni) disponibilizou on-line, nesta sexta-feira (6), a lista de cursos e instituições participantes. As inscrições para começam a partir do dia 9 e seguem até o dia 11 de junho.
Nesta edição do meio do ano, são oferecidas 115.101 bolsas em cursos de graduação de instituições privadas. Desse total, 73.601 são integrais e 41.500, parciais. As maiores ofertas estão nos cursos de administração (13.168 vagas), engenharias (12.362), direito (7.887), pedagogia (7.725) e ciências contábeis (6.865).
Podem concorrer às bolsas do programa os estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede particular, na condição de bolsista integral. Para isso o candidato deve comprovar renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, no valor de 50% da mensalidade, a renda bruta familiar deve ser até três salários mínimos por pessoa.
Para participar o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado zerado na redação. Quem se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para concorrer a vagas em instituições públicas, também pode se candidatar ao ProUni.
Inscrições
A inscrição do ProUni é gratuita e feita exclusivamente pela internet, acessando a página do programa pela internet. Nela, o candidato pode pesquisar as instituições e cursos com oferta de bolsa no processo seletivo.
Para efetuar a inscrição, o candidato deverá informar seu número de inscrição e sua senha no Enem de 2013. Caso o candidato não se recorde de seu número de inscrição, ou de sua senha no Enem de 2013, poderá recuperá-los na página do Enem.
Ao realizar a inscrição, o candidato escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis de acordo com seu perfil. Candidatos com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo poderá optar por concorrer às bolsas destinadas às políticas de ações afirmativas.
>> Acesse o cronograma do ProUni 2014
Fonte:
Portal Brasil com informações do Ministério da Educação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















