Educação
Temas sobre futebol contribuem para novas aprendizagens
Ensino-aprendizagem
O projeto 'Copa do Mundo' desenvolvido na Escola Municipal Dr. José Xavier Nogueira, em Belo Horizonte (MG), atende alunos da faixa etária de 4 e 5 anos da educação infantil. Dentre as atividades realizadas, as crianças participam de rodas de conversas nas salas de aula e de jogos relacionados com o mundial.
A abertura do projeto, no dia 26 de abril, contou com apresentações de música e dança diante de pais e familiares dos alunos. "Confeccionamos pompons, faixas para cabeça e saias nas cores verde e amarela, simbolizando a torcida dos times e as cores do Brasil”, lembra a professora Juliana Oliveira Assis da Silva, há 12 anos no magistério.
Segundo a professora Raquel Gomes de Oliveira, “as atividades contribuíram para o desenvolvimento da linguagem oral, conceitos matemáticos, figuras geométricas, cores, letras, símbolos, numerais e atividades interdisciplinares”.
O projeto também colaborou para a aprendizagem de novos conceitos e proporcionou a interação e a elevação da autoestima das crianças. “Os alunos ficaram curiosos, atenciosos, participativos e muito criativos”, destaca.
Segundo a coordenadora pedagógica, Andressa Ferreira de Jesus Ribeiro, a inserção do futebol em sala de aula é fundamental, pois faz parte da realidade e do cotidiano de todos.
“Por meio dele, estão sendo desenvolvidas competências pedagógicas em diversas linguagens, tais como a oral, corporal, musical, visual, digital, matemática e escrita, visando ao enriquecimento de experiências e aprendizagens diárias dos alunos”, explica.
O projeto tem abordado temas como ética, cidadania, paz, cultura e ecologia. As atividades serão encerradas em julho, com exposição de fotos e dos trabalhos feitos pelas crianças.
>> Saiba mais no blogue da EM Dr. José Xavier Nogueira
Copa escolar
O projeto 'Copa do Nosso Mundo' também foi muito bem recebido pelos alunos do terceiro ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday, em Palmas (TO).
Durante as atividades escolares, os alunos competem entre si, como se estivessem participando de uma copa escolar. “Não inserimos iniciativas extras ou artificializadas, apenas direcionamos a metodologia para atender os conteúdos já previstos para uma ação criativa e lúdica”, explica a professora Dionita Araújo Amorim.
Segundo ela, os estudantes participam ativamente das atividades propostas e mostram estar motivados, curiosos e interessados. “Até mesmo alguns conteúdos que poderiam ser considerados ‘chatos’ passaram a ser vistos, com o projeto, como divertidos”, destaca.
Leitura de textos e poemas, formação de palavras, montagem de desafios matemáticos, pesquisas na internet sobre temas como a história da Copa do Mundo e as seleções participantes são algumas das atividades realizadas. Há também entrevistas, atividades esportivas e de recreação e a confecção de um minidicionário temático.
De acordo com a diretora da escola, Amanda Emiliene Arruda Azevedo outro fator importante, é o estímulo à produção individual e coletiva. “Isso torna o aluno mais participativo, crítico e, principalmente, protagonista no processo de ensino”, avalia.
Fonte:
Portal do Professor
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















