Educação
Unidades do Proinfância garantem acesso à educação infantil
Desenvolvimento da educação
População beneficiada por unidades de educação infantil é tema da nova série de reportagens do 'Repórter Escola'. A iniciativa é do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), cujo objetivo é identificar e divulgar boas práticas na execução de programas educacionais no País.
Foram identificadas histórias como a da professora Franciele Carvalho Gross, da rede pública de Novo Hamburgo (RS). Para poder trabalhar, a professora era obrigada a deixar o filho na casa de parentes. Em março, porém, quando foi inaugurada uma unidade do 'Proinfância' no seu bairro, o pequeno Raphael de apenas um ano passou a receber toda a assistência na Escola Beija Flor Zuleika Mariza Kunz.
Construída com recursos do programa Proinfância, do FNDE, a unidade de educação infantil conta com sala de aula, biblioteca, sala de informática, berçário, fraldário, pátio coberto, solário, parque e refeitório. Ambientes que proporcionam uma série de atividades lúdicas e pedagógicas de que os pequenos alunos necessitam nesta etapa de ensino.
Além da satisfação por deixar o filho numa escola bem estruturada e com professores capacitados e atenciosos, Franciele e o marido ainda sentem no bolso a mudança causada pela inauguração da nova escola. Não terão que tirar recursos do orçamento familiar para contratar uma cuidadora para o filho.
Em Aparecida de Goiânia (GO), o Repórter Escola constatou histórias semelhantes. A primeira escola do Proinfância construída por meio de método inovador de construção, baseado em blocos pré-moldados de encaixe, foi inaugurada no início de abril, após apenas cinco meses de obra.
O Centro Municipal de Educação Infantil Professor Olaídes Bonifácio da Silva recebe atualmente 120 crianças em horário integral. Lá, o Repórter Escola conheceu a agente operacional Nádia Fernandes da Silva, 31 anos, uma das mães beneficiadas. O filho dela, Otávio, de cinco anos, passa o dia na escola. Com isso, a família deixou de gastar R$ 350 por mês para pagar a babá. “O que a gente mais precisa é escola de tempo integral”, diz Olaídes.
Sobre o programa
O governo federal criou o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), por considerar que a construção de creches e pré-escolas, bem como a aquisição de equipamentos para a rede física escolar desse nível educacional, são indispensáveis à melhoria da qualidade da educação.
O principal objetivo é prestar assistência financeira ao Distrito Federal e aos municípios visando garantir o acesso de crianças a creches e escolas de educação infantil da rede pública.
>> Saiba mais.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















