Educação
Universidade do Estado da Bahia forma 220 alunos no curso de matemática
Ensino superior
Estudantes da primeira turma do curso de licenciatura em matemática, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) irão colar grau nesta quarta-feira (11). O evento acontece em diversos campi da Uneb na capital e no interior do estado. O curso é oferecido na modalidade de educação a distância (EaD) via sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
A licenciatura em matemática EaD foi promovida por meio de um convênio entre a Uneb e o sistema UAB, reunindo estudantes de 20 polos espalhados pelo estado da Bahia.
A primeira turma da graduação foi aberta no primeiro semestre de 2009 e encerrou as suas atividades no segundo semestre de 2013. Atualmente, duas turmas da licenciatura estão em curso e uma nova deve ser aberta em 2015.
No campus I, em Salvador, o evento será presidido pelo reitor da instituição, José Bites de Carvalho. Já no interior, os diretores dos departamentos concederão o título aos concluintes. Além disso, os alunos irão se formar nos polos onde foram realizadas as aulas, em datas definidas pela Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead).
Universidade Aberta
Criada em 2005, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância.
O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. Hoje, o Sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Capes.
Pelo sistema UAB são ofertados os seis mestrados no formato semipresencial do País:
- O Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), criado em 2010;
- O Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e o Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF (ProFis), lançados em 2013;
- Os Programas de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Artes (ProfArtes), Administração Pública (ProfiAP) e Ensino de História (ProfHistória), lançados em 2014.
Fonte:
Portal Brasil com informações da Capes
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















