Você está aqui: Página Inicial > Educação > 2014 > 07 > Portal do Professor disponibiliza lista de livros sobre Copas do Mundo

Educação

Portal do Professor disponibiliza lista de livros sobre Copas do Mundo

Ensino e aprendizagem

Obras selecionadas abordam a história do Mundial, a fim de estimular a aprendizagem de conceitos ligados ao tema
por Portal Brasil publicado: 11/07/2014 10h57 última modificação: 11/07/2014 11h14

A edição 101 disponibilizada no “Jornal” do Portal do Professor trouxe como tema as diversas ações realizadas no âmbito da ‘Copa do Mundo Na Escola’. Além das diversas notícias e entrevistas sobre o tema, a sessão oferece sugestões de livros aos professores e interessados no tema, dentro do menu ‘Cultura’.

O Portal do Professor é um espaço on-line onde educatores têm acesso a sugestões de planos de aula, conteúdos multimídia, notícias sobre o panorama geral da educação no País, iniciativas governamentais, podendo até mesmo interagir em fóruns de discussão com outros profissionais da área.

Confira abaixo os livros indicados para quem deseja se aprofundar no tema e levar os conhecimentos adquiridos para a sala de aula:

Moderno Almanaque das Copas do Mundo
Glaucia Parreira – Editora Yendis – Brasil

Quem deseja saber tudo sobre os campeonatos mundiais de futebol, as Copas do Mundo, deve ler este livro. Nele, o leitor vai encontrar toda a história da Copa, desde o seu início, em 1930, no Uruguai. Também vai poder saber de fatos curiosos que aconteceram durante os torneios, além de conhecer todas as cidades e estádios onde eles foram realizados, os nomes dos artilheiros de cada edição e os primeiros países colocados.

Enciclopédia das Copas do Mundo
Luiz Fernando Baggio – Editora Nova Terra – Brasil – 2014 – 2ª edição

O livro é divido em três partes. Primeiramente, o autor traça um paralelo entre os acontecimentos mundiais e os eventos dentro de campo durante toda a história. Há também relatos sobre as principais partidas, os jogadores que marcaram as edições das Copas e ainda curiosidades ímpares e fotografias de cada edição do maior evento do mundo de futebol.

Em seguida, o leitor tem a sua disposição o resultado de uma minuciosa pesquisa sobre as estatísticas das Copas. O autor estudou o desempenho dos países participantes, os gols, técnicos, jogadores, árbitros, cidades, estádios, entre outras informações, para fornecer ao leitor o mais rico banco de dados sobre as Copas do Mundo.

A obra traz ainda dois apêndices especiais: com informações sobre as cidades-sede escolhidas e a tabela completa da Copa do Mundo de 2014.

Brasil – Em Todas as 20 Copas do Mundo 1930-2014
Geraldo Affonso Muzzi – Editora Pontes – Brasil – 2014

O livro traz textos histórico-descritivos, tabelas dos resultados, participação da Seleção Brasileira e suas escalações em todos os jogos e, finalmente, detalhes de interesse em todos os capítulos, Copa por Copa, desde a de 1930 no Uruguai até a de 2014 no Brasil.

O autor vem acompanhando de perto todas as Copas desde a de 1950 no Brasil, quando ainda menino. Sua abordagem do tema abrange a visão dos brasileiros e a percepção da Seleção nos países em que viveu como diplomata por mais de trinta anos.

1.000 Curiosidades do Mundo da Bola - Que todo craque deveria saber
Aníbal Litvin – Editora Vergara e Riba – Brasil – 2014

Em ano de Copa do Mundo a V&R Editoras apresenta um livro para os torcedores fanáticos. São mil curiosidades sobre o esporte mais popular do mundo, o leitor vai se surpreender com as informações mais divertidas de todos os tempos. Um livro mais bonito que gol de placa, mais emocionante que final de campeonato e mais informativo que programa esportivo de domingo.”

Almanaque Brasil de Todas as Copas — 1914-2014
Luís Pimentel – Editora Mauad X – Brasil

A Seleção Brasileira de Futebol, a Canarinho, verdadeira paixão nacional, disputou sua primeira partida oficial em 1914. E ganhou. Mesclando jogadores de times cariocas e paulistas, venceu, no Rio de Janeiro, a equipe inglesa do Exeter City Football Club, por 2x0.

Nessa trajetória que se torna centenária em 2014, espalhou sua mística, disputou 19 Copas do Mundo, venceu cinco e presenteou a História do Futebol com ídolos eternos, como Ademir da Guia, Leônidas da Silva, Pelé (o maior atleta de todos os tempos), Garrincha, Nilton Santos, Sócrates, Ronaldo Fenômeno, Romário... e já prepara para essa galeria um futuro gênio chamado Neymar.

O Mundo das Copas
Lycio Vellozo Ribas – Editora Academia do Livro – Brasil

Com prefácio de Tostão, tricampeão do mundo com a seleção brasileira na Copa de 1970, a obra apresenta curiosidades e os momentos históricos do maior espetáculo do esporte mundial.

O livro traz também informações jamais descritas em material do gênero, ilustrada com infográficas, fotos, escudos de todas as seleções, estádios, ficha técnica, estatísticas, textos criativos que relatam os jogos épicos e traz curiosidades que farão o leitor se divertir com os bastidores e revelações deste universo chamado futebol.

O mundo das Copas também está conectado com o leitor, a cada final de Copa, por meio de um conteúdo interativo, com vídeos e informações extras. O conteúdo também pode ser acessado via QR Code, que direciona para as melhores jogadas e curiosidades das Copas.

Os 100 Melhores Jogadores Brasileiros de Todos os Tempos
André Kfouri, Paulo V. Coelho – Editora – Brasil – 2010

Com este livro, o leitor vai conhecer ou relembrar o perfil, as curiosidades e as vitórias de craques como Belini, que entrou para a história do futebol com um gesto inesquecível; Jairzinho, o Furacão da Copa; as belas jogadas e as confusões de Edmundo, o Animal; a figura mítica de Rivelino; os pênaltis da carreira de Taffarel; Zico, o maior artilheiro do Maracanã, e muito mais. Aliadas a isso, estão as fichas técnicas de cada jogador, com informações sobre a carreira nos clubes e na Seleção Brasileira.

O Guia Cult para a Copa do Mundo
Matt Weiland, Sean Wilsey (Org.) – Editora Rocco – Brasil – 2006

"No futebol, o pior cego é o que só vê a bola", dizia Nelson Rodrigues. Na Copa do Mundo, o pior cego é o que só vê 32 seleções nacionais disputando um título mundial. Assim como o verdadeiro futebol é muito mais do que 22 seres suarentos disputando uma circunferência branca, a Copa do Mundo é o encontro - e obviamente o embate - entre 32 culturas nacionais. É isso que mostra este livro, a reunião de 32 textos sobre cada uma das seleções que disputaram o título na Alemanha, em 2006.

Futebol – Arte dos Pés à Cabeça
Renata Sant’Anna – Editora Panda Books – Brasil – 2014

O futebol não está apenas nos dribles que os jogadores fazem em campo; ele também está nas obras de artistas que se inspiraram nesse esporte. Neste livro, o leitor irá conhecer uma seleção de craques que apresenta essa paixão nacional em pinturas, desenhos, objetos, instalações, fotografias e gravuras, como Francisco Rebolo, Candido Portinari, Nelson Leirner, Regina Silveira, Leda Catunda e Rochelle Costi.

Zezinho na Copa do Mundo
Elisabete Barbosa Alves – Editora Escrita Fina – Brasil – 2013

Zezinho é um menino que adora futebol e que jamais imaginaria que, ao tropeçar na rua, teria a chance de realizar um grande sonho. Ele então conhece um Tatu-Bola, ninguém mais, ninguém menos que o mascote da Copa de 2014, uma verdadeira celebridade do mundo do futebol. O pequeno Tatu-Bola, porém, está perdido e precisando encontrar o lugar para onde o “homem de terno” o trouxe para participar dos jogos.” (Literatura infantojuvenil)

Gabriel e a Copa do Mundo de 2014
Ilan Brenman – Editora Brinque-Book – Brasil – 2013

Gabriel descobriu as 12 cidades brasileiras que serão sedes da Copa do Mundo de 2014 e já imagina como será esse grande evento: em Cuiabá, a bola voará como um sabiá. Em Fortaleza, o jogo, com certeza, será uma moleza. Em Recife, o juiz se comportará como um xerife. (Literatura infantojuvenil)

Fonte:
Portal Brasil com informações do Portal do Professor 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Começam as inscrições para o ProUni neste ano
Edição 2016 do ProUni vai oferecer mais de 100 mil vagas. As inscrições começam na terça-feira (7) e podem ser feitas até dia 10 de junho
Universidades federais recebem mais de R$ 210 milhões em recursos
Governo autoriza liberação para 63 Universidades Federais e 41 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Tema da redação do Enem é excelente, diz Mercadante
Segundo dia de prova do Enem 2015 exigiu que candidatos escrevessem sobre situação da violência contra a mulher no País
Edição 2016 do ProUni vai oferecer mais de 100 mil vagas. As inscrições começam na terça-feira (7) e podem ser feitas até dia 10 de junho
Começam as inscrições para o ProUni neste ano
Governo autoriza liberação para 63 Universidades Federais e 41 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Universidades federais recebem mais de R$ 210 milhões em recursos
Segundo dia de prova do Enem 2015 exigiu que candidatos escrevessem sobre situação da violência contra a mulher no País
Tema da redação do Enem é excelente, diz Mercadante

Últimas imagens

O presidente em exercício, Michel Temer, e o ministro da Educação, Mendonça Filho, durante ato de assinatura de autorização para criar mais de 75 mil bolsas do Fundo de Financiamento Estudantil
O presidente em exercício, Michel Temer, e o ministro da Educação, Mendonça Filho, durante ato de assinatura de autorização para criar mais de 75 mil bolsas do Fundo de Financiamento Estudantil
Foto: Marcos Corrêa/PR
Os benefícios previstos aos programas são mensalidade, seguro-saúde, auxílio deslocamento, auxílio instalação e adicional localidade, quando for o caso
Os benefícios previstos aos programas são mensalidade, seguro-saúde, auxílio deslocamento, auxílio instalação e adicional localidade, quando for o caso
Foto: UnB Agência
Repasse é uma das principais fontes de recursos para a manutenção e o desenvolvimento do ensino
Repasse é uma das principais fontes de recursos para a manutenção e o desenvolvimento do ensino
Foto: Geyson Magno/MEC
Fugir do tema, desrespeitar direitos humanos e escrever em uma tipologia diferente da solicitada estão entre os motivos para anulação da nota
Fugir do tema, desrespeitar direitos humanos e escrever em uma tipologia diferente da solicitada estão entre os motivos para anulação da nota
Wilson Dias/Agência Brasil
O prazo para as matrículas vai de 10 a 14 de junho.
O prazo para as matrículas vai de 10 a 14 de junho.
Arquivo/MEC

Governo digital