Educação
Programa concede 200 bolsas de doutorado no Brasil para estrangeiros
Pós-graduação
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, nesta terça-feira (29), o edital referente à seleção de candidaturas para o Programa Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG). As inscrições on-line estão abertas até 10 de setembro.
O objetivo do programa é capacitar cidadãos de países em desenvolvimento, com os quais o Brasil mantém acordo de cooperação educacional, cultural ou de ciência e tecnologia e além disso, possam realizar estudos de pós-graduação stricto sensu em instituições de ensino superior brasileiras.
Serão concedidas 200 bolsas em instituições brasileiras públicas ou privadas, de modo a fornecer a capacitação necessária para que o estudante possa contribuir para o desenvolvimento de seu país.
Requisitos
Para participar do programa, o candidato deverá atender dentre outros, os requisitos listados a seguir:
- Ser cidadão de país em desenvolvimento com o qual o Brasil mantenha acordo ou memorando de Entendimento na área de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia ( a listagem dos países pode ser conferida no edital);
- Não possuir visto permanente, diplomático, Mercosul, turista ou qualquer outro que autorize o exercício de atividade remunerada no Brasil;
- Ter curso de graduação ou mestrado completo em uma das áreas do conhecimento científico;
- Não ter iniciado curso de pós-graduação stricto sensu no Brasil no mesmo nível de estudo pretendido;
- Ser aceito por alguma instituição brasileira, pública ou privada, que emita diploma de validade nacional, em curso de doutorado recomendado ou reconhecido pela Capes;
- Não possuir formação anterior no mesmo nível de estudo pretendido;
- Ter Curriculum Vitae cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq, em língua portuguesa.
Benefícios
Os candidatos selecionados recebem bolsa de doutorado, passagem área de retorno à capital do país de origem ou de residência do estudante-convênio, isenção de pagamento de mensalidades ou de qualquer espécie de taxa no âmbito acadêmico, assistência médica, odontológica e farmacêutica e auxílio deslocamento para vinda ao Brasil.
O resultado está previsto para ser divulgado a partir de janeiro de 2015 e as atividades iniciadas a partir de março de 2015.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail pecpg@capes.gov.br.
Fonte:
Fundação Capes
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















