Educação
Programa de apoio ao desenvolvimento socioeconômico abre inscrições
Pós-graduação
O Programa de apoio à Pós-Graduação e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Desenvolvimento Socioeconômico no Brasil (PGPSE) abriu, na última quinta-feira (10), as inscrições para projetos que cumprirem requisitos descritos no edital. O prazo segue até 17 de outubro.
Objetivo do programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é fomentar a cooperação entre instituições civis para implementação de projetos voltados ao ensino, à pós-graduação e ao desenvolvimento de projetos de pesquisas científicas e tecnológicas e à formação de recursos humanos qualificados.
Os projetos devem contemplar áreas ligadas ao desenvolvimento socioeconômico no Brasil. Os trabalhos devem discutir o processo integral que combina, simultaneamente, o crescimento sustentável e a transformação das bases técnicas do sistema produtivo com a crescente redução das desigualdades sociais.
Além disso, os trabalhos poderão analisar o aperfeiçoamento da democracia e a afirmação dos interesses estratégicos nacionais e da soberania do Estado brasileiro em todas as suas dimensões.
Inscrições
As propostas deverão ser enviadas para a Fundação Capes em duas vias, uma impressa, por correio, e a outra digitalizada em formato PDF, para e-mail pgpse@capes.gov.br.
Áreas prioritárias
O programa oferece uma diversidade de temas de estudo aplicáveis e terão prioridade os trabalhos enviados que dissertam sobre:
- Economia política do desenvolvimento e a nova divisão internacional do trabalho;
- Estado, sociedade e desenvolvimento;
- Geopolítica;
- Dinâmica econômica, distribuição e desenvolvimento social;
- Política industrial;
- Amazônia sul-americana e desenvolvimento brasileiro;
- Soberania, política e desenvolvimento;
- Infraestrutura logística (transporte e comunicações).
Para participar os projetos devem ser constituídos por grupos de pesquisa que demonstrem comprometimento. Além disso, os aprovados deverão desenvolver parcerias com diferentes instituições de ensino avaliadas com nota igual o superior a cinco pela Capes.
Aos projetos aprovados serão financiados itens para missões de estudo e missões de pesquisa e docência.
São financiáveis os seguintes itens:
- bolsa, com prazo de implementação e duração vinculados ao de vigência do projeto, nas modalidades constantes do edital;
- passagens aéreas, adquiridas na classe econômica e tarifa promocional, para missões de estudos e de pesquisa, no Brasil ou no exterior, e de docência no país para pesquisadores qualificados;
- diárias para missões de pesquisa e docência, conforme legislação vigente;
- despesas de custeio relacionadas às atividades do projeto.
O resultado final está previsto para ser divulgado em fevereiro de 2015 e a implementação dos auxílios a partir de março do mesmo ano.
Fonte:
Capes
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















