Educação
Inscrições para bolsas remanescentes começam nesta segunda (18)
Ensino superior
As inscrições para as bolsas remanescentes da segunda edição do programa de acesso a universidades privadas estão abertas a partir desta segunda-feira (18). O prazo segue até 7 de setembro ou 1º de dezembro, de acordo com a situação do candidato. Para se inscrever basta acessar a página do programa pela internet.
Para concorrer às bolsas remanescentes, o estudante deve cumprir os seguintes requisitos estabelecidos pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, e atender a uma das condições:
- Ter efetuado a inscrição em cursos com registro de não formação de turma no processo seletivo regular do programa de acesso a universidade privada. Aquele que já estiver matriculado em qualquer curso da instituição na qual pretende concorrer à bolsa, deve se inscrever até 1º de dezembro. Quem não estiver matriculado, deve providenciar a inscrição até 7 de setembro.
- Ser professor da rede pública, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrar o quadro de pessoal permanente de instituição pública de ensino.
O professor que se inscrever para bolsas em cursos de grau de licenciatura não precisa comprovar renda nem ter feito o ensino médio em escola pública ou ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Aquele que não estiver matriculado no curso oferecido pela instituição de ensino deve fazer a inscrição até 7 de setembro. Os já matriculados têm prazo até 1º de dezembro.
Oportunidade
A partir do dia 20 próximo, estarão abertas também as inscrições para as bolsas remanescentes aos candidatos que tenham participado do Enem a partir da edição de 2010. É preciso ter obtido, em uma mesma edição, no mínimo 450 pontos na média das notas das provas e nota acima de zero na redação.
Para os candidatos que se enquadrarem neste quesito, o prazo vai até 7 de setembro - para os que não efetuaram matrícula em nenhuma instituição veiculada ao programa - e 1º de dezembro para os já matriculados.
Todos os candidatos terão dois dias úteis, subsequentes ao da inscrição, para comprovar as informações na instituição de ensino na qual pretendem ingressar.
A instituição terá o dia útil seguinte ao final do prazo de comparecimento do candidato para registrar o resultado da comprovação das informações no Sistema Informatizado (SisproUni). Caso o estudante não compareça ou a instituição não registre o preenchimento da bolsa, a mesma voltará a ser oferecida pelo sistema.
Saiba mais
O programa de acesso a universidades privadas concede bolsas de estudo integrais e parciais nas instituições privadas de ensino superior. As integrais são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar até três salários mínimos por pessoa.
O bolsista parcial poderá utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil para custear o restante da mensalidade. No caso dos professores, é dispensada a comprovação de renda e a participação no Enem.
Esta edição do programa ofereceu 115.101 bolsas e teve 653.992 inscritos.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















